quinta-feira, 21 de maio de 2009

Minha vida esportiva

Assisti ontem: Universo X Franca, no ginasio da ASCEB.

Assisti ontem, depois de assistir a o que eu disse que assisti na linha anterior: Los Angeles Lakers X Denver Nuggets.

Assisti hoje: Universo X Franca, no ginasio da ASCEB (foram dois grandes jogos, o de ontem e o de hoje!)

Assistindo agora: Orlando Magic X Cleveland Cavaliers, transmitido pela ESPN.


Pelo resumo dos programas que tenho assistido, da pra ver que gosto bastante de esportes, nao e mesmo? E nao e so de basquete nao. Adoro automobilismo e gosto muito de artes marciais tambem. Ja brinquei de volei, fiz natacao e era muito bom em boleado e em 7 pedrinhas (estas ultimas duas modalidades nao sao olimpicas, infelizmente). Mas, sem sombra de duvidas, o melhor de tudo e pensar no que o esporte pode trazer pra voce: as vivencias, a aprendizagem, a maturidade... Senao, vejamos:


Basquete: comecei a jogar basquete na 7a serie do primeiro grau, quando eu fui estudar no Nossa Senhora. E descobri que amava este esporte. Era a epoca em que a Band transmitia a NBA e que o Michael "Air" Jordan era o cara. Fantastico mesmo! Lembro que, um belo dia, subi pra disputar um rebote e a bola ficou com o adversario (Anselmo, ele mesmo, meu grande amigo!). Como nao peguei a bola, ja cai na marcacao. Anselmo girou o corpo e o cotovelo veio no meu nariz, da esquerda para a direita, para ser mais preciso. Meu nariz e torto desde entao. E o esporte ensinando a aceitar as mudancas da vida.


Natacao: todo moleque aprende a nadar, de um jeito ou de outro. Ainda mais quando se tem a chance de ir pro Tareco, a Caldas Novas de Morro do Chapeu. Uma vez que se aprende a nadar, a obrigacao e aprender a "pular de ponta" na agua. Mandar ver um "Marinheiro" mesmo. E isso so e possivel apos um longo processo. Passa-se pela etapa da barrigada integral, que deixa ate as coxas vermelhas (uma coisa linda, imaginem), a barrigada tecnica (so o bucho sofre) e a peitada (nao precisa descrever, ne?). Depois disso, se voce for bem disciplinado, consegue "pular de ponta" e tem o direito a entrar na piscina sem ser pela escada.
O nado tecnico, propriamente dito? Aprendi depois de adulto, por questoes de saude. Precisava cuidar da coluna e fui fazer natacao. Ja sabia pular (fundamental) e nadar com a cabeca pra fora da agua (esse negocio de nadar com a cabeca na agua e burrice, o ser humano nao respira dentro d'agua). O professor me orientou a aprender a Virada Olimpica. Nadava, chegava na ponta da piscina, bebia agua e voltava. Nadava, chegava na ponta da piscina, bebia agua e voltava. A porra da virada olimpica nunca chegava, mas engoli agua com cloro ate dizer chega! E o esporte ensinando a ser perseverante.


Automobilismo: um dia me chamaram para correr de kart e eu disse: claro, por que nao? Sempre sonhei em pilotar velozmente e o kart e uma sensacao fantastica. Velocidade, disputa, competitividade... um sonho que se realizava. No inicio, voce tem que aprender a dominar o kart. Nao e como dirigir um carro na rua, e bem mais complexo e divertido. Voce comeca a sentir dor no braco, as costas sofrem com as pancadas. Desci tonto e com as costas roxas, dos pancadoes que eu levei. E o esporte ensinando a superar adversidades.


Karate: comecei karate quando era crianca, entre 9 e 10 anos. E era muito bom! Disputava torneio de katas e tinha bons resultados. Professor Antonio (grande mestre, sensei de verdade!)as vezes colocava as criancas (eu entre elas) para treinar com os adultos. Ele orientava aos mais velhos: "Voce so defende e orienta o pequeno. Se o pequeno parar de atacar, voce ataca!". E eu pensava: Beleza! Posso bater o quanto eu quiser!". Um dia tivemos um treinamento desses e o colega mais velho deu um passo atras enquanto lutava comigo. Foi a conta! Armei a voadora e mandei ver! O cara, sem cerimonia, deu um leve tapa na minha perna (eu devia pesar meus 35 kg e olhe la!) e cai de coco no chao! Zonzo. Grogue. E o esporte ensinando a ser humilde e reconhecer as limitacoes.
Fiquei fora do karate por muito tempo (nao por causa disso, uma hora conto a historia) e voltei esse ano. Estou super empolgado! Quero me graduar, treinar mais, chegar a faixa preta. E os treinos continuam.
Hoje (ou melhor, ontem, ja que passamos da meia noite), um coleguinha novo foi treinar. Logo no aquecimento, o miseravel estava com uma caneleira de 5kg em cada perna e treinando chutes na altura da minha cabeca. Maior que eu quase 10cm, mais pesado pelo menos 20kg, o camarada era faixa preta. Eu, esperando o realinhamento, tecnicamente falando sou branca. Meu querido novo professor (gente boa o Ricardo, e serio!) me colocou pra treinar com ele. Uma experiencia riquissima! Na hora da luta, entrei com os dois primeiros golpes, mas nao contaram pontos, ja que nao foram bem aplicados. Depois dai, tomei dois chutes no lombo, um soco no ombro (que esta inchado, doendo pra caralho) e um murrao no queijo (doeu e fiquei com uma dor de cabeca retada o dia inteiro). Antes disso, ainda tinha tomado um tapao no pe da orelha do meu professor, num breve treino de aquecimento. E o esporte ensinando a encarar desafios.


Durante o trabalho eu estava refletindo: como e bonita a vida no esporte, nao e mesmo? Quantas licoes, quantas experiencias... fico feliz em poder compartilhar isso com voces! Nao ha palavras para descrever o bem que o esporte nos faz.


Abracos a todos e pratiquem esporte! Sempre. Mas tenham o Dorflex e o Gelol sempre a mao!


P.S: As vezes penso que Andre Bravin estava certo: "Mens sana, o corpore que se foda!".

P.S.2: E eu nem falei das tantas luxacoes e pequenas fraturas que sofria nos dedos por conta do basquete...
P.S.3: Galera, cuidado com o esquema do Dorflex e do Gelol. Automedicacao em hipotese nenhuma!
P.S.4: Sabado eu vou treinar numa academia no P.Sul. Amanha mesmo vou pedir a receita do Dorflex e o Gelol pro meu medico.


Abracos a todos de novo!

Nenhum comentário: