terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sobre a insonia

Ouvindo: "Beat it", Michael Jackson

Tenho descoberto a existencia de varios tipos de insonia... Mais do que descoberto, tenho experimentado.

Sabe quando voce tem uma preocupacao grande? Daquelas que te consomem, que fazem voce rolar na cama em busca de uma solucao? Ai esta um tipo classico de insonia. Improdutiva, angustiante, deprimente...

Tem outros dias em que voce sofreu um baque muito grande, ficou triste mesmo... sei la, sofreu uma perda grande, alguem que voce Ama nao esta bem... voce deita olhando pro teto e fica la... Ate uma, duas, tres da manha... mais um pouquinho, levanta, toma banho e vai pro trabalho. Pronto! Conheceu outro tipo de insonia.

Tem outro tipo de insonia, este mais interessante e inofensivo (ou seria menos danoso?). E aquela que vem sem motivo aparente e se instala. Conheci essa quando estava no primeiro ano do segundo grau. Sem motivo, sem razao, perdi o sono. Assim, do nada. Uma semana sem dormir. Ficava morto de cansaco, e bem verdade. Mas tive noites bem produtivas. Li "O Mundo de Sofia" em tres dias (noites, na verdade). Uma insonia dessas na epoca da monografia tudo teria sido bem mais facil.

Essa semana descobri mais um tipo de insonia: aquela que voce impoe a voce mesmo. E, acreditem, essa talvez seja a pior de todas.
De domingo para segunda custei a dormir. E, quando dormi, tive sonhos que nao gostaria de ter tido (sobre sonhos falamos outra hora). Resultado: na noite seguinte, eu nao queria dormir. Nao queria correr o risco de ter que sonhar novamente com as coisas que eu tinha sonhado. Fui perdendo o sono por conta dessa angustia e lutava contra o meu cansaco. Um tipo de insonia perturbadora, cansativa... uma insonia que eu mesmo me impus.

Ja consegui dormir um pouco desde entao. E espero poder repetir o feito hoje. Acho que listar quatro tipos de insonia em um so dia ja e o suficiente para mim.

Abracos a todos.

Nenhum comentário: