domingo, 2 de agosto de 2009

"Ha misterio em quase tudo"

Ouvindo: "Desde que te perdi", Kevin Johansen.

Salve, mocada.

A semana foi um bocado puxada. Puxada mesmo. Muita coisa aconteceu, daquelas coisas que exigem de voce uma forca que voce nem sabia que tinha.

Muito acontece em nossa vida e na vida dos que amamos que nao conseguimos entender. Por que alguem perdeu o emprego, por que alguem ficou doente, por que alguem tem problemas... Vemos tudo isso acontecendo e nos fazemos esse tipo de pergunta sempre. Como algo acontece de determinada maneira com alguem especifico?

Muito embora eu nao seja uma pessoa fatalista, tem uma palavra na frase anterior que sempre chama a minha atencao: DETERMINADA. Nao no sentido de forca de vontade, mas no sentido de que algo esta escrito, determinado a acontecer na vida de uma pessoa.

"Somos fruto de nossas escolhas" e eu sempre digo isso. Mas tem coisas que acontecem que nao podemos compreender e so nos resta a alternativa de imaginar que sao coisas que ja estao determinadas para nossas vidas.

Destino? Karma? Vontade Divina? Nao tenho como definir com uma palavra o que determina as nossas vidas. Aquele momento especifico onde perdemos o comando das coisas e passamos a ser meros espectadores ou mesmo personagens de um teatro gigantesco e cercado de misterio. Aprendemos a dirigir, dominamos o nosso veiculo. Mas, em algum momento, passamos pro banco do passageiro e nao podemos fazer nada, alem de contemplar a paisagem e (tentar) aproveitar a viagem.

Na ultima terca-feira, a noite, perdi um de meus tios. O primeiro deles, para dizer a verdade. Nao era o mais velho, nem o que estava com mais problemas de saude. Ele simplesmente se sentiu mal, teve um infarto e morreu. Em casa (como deve ser), nos bracos da esposa. Nao estava doente e tinha apenas 65 anos. Se foi destino, Karma ou Vontade Divina eu nao tenho como dizer/saber. Sei apenas que aconteceu e que foi desta maneira.

Minha tia e meus primos estao ainda muito baqueados com tudo o que aconteceu. Minha mae veio correndo da Bahia, junto com outra tia. Na quarta, as 18h, sepultamos o meu tio.

Entre a noticia e o momento que escrevo este post, muita coisa aconteceu. Muita coisa mesmo. Eu, que ja vi e vivi muitas coisas, talvez muitas mais que minha pouca idade, fiquei surpreso com tudo o que vi e como reagi. Entre a noticia e o momento que escrevo este post, nao consegui derramar uma lagrima sequer. Nao consegui chorar a minha perda, apenas me concentrei em ajudar minha tia que ficou viuva, meus tios e mae que perderam um irmao, meus primos que perderam um pai. Nao me perguntem em como estou suportando tudo isso, mas sao os momentos em que tiramos forcas de lugares que nem sabiamos existir.

Se o que aconteceu estava determinado a acontecer, nao sei. Mas sei o que aconteceu e como aconteceu. E afirmo uma coisa para voces: saber nao quer dizer que temos entendimento. Afinal, como diria o grande Gessinger, "Ha misterio em quase tudo".

Abracos a todos. Rezem por meu tio e pela familia que ficou, eles estao precisando de muita forca.

P.S: Como nao chorei? Nao sei, nao me perguntem. Talvez eu tenha esquecido como e que se faz isso. A dor existe e esta bem aqui. Expulsa-la por meio de lagrimas e que e o problema.
P.S.2: Sobre o determinismo: amigos meus, muito queridos, tem passado por muitos problemas. Talvez tenha que ser assim, por um motivo que nao sei dizer qual e. Talvez seja, pura e simplesmente, o determinismo.
P.S.3: Posts mais felizes virao. Assim espero, pelo menos.

Nenhum comentário: