terça-feira, 18 de agosto de 2009

Motociclismo e seguranca

Ouvindo: "A natureza das coisas", Flavio Jose.

Salve, rapaziada!

Outro dia eu falei sobre meus passeios de moto e, pra variar, me fizeram aquela pergunta: "Isso nao e perigoso nao?".

Pra dizer a verdade, e. Como tudo o que fazemos em nossa vida. Mas, tambem como tudo o que fazemos em nossa vida, temos sempre que calcular, minimizar e administrar os riscos.

Primeira coisa: equipamento.
O cara vai na loja, com o dinheirinho contado, compra uma moto e nao sobra dinheiro pra mais nada. Compra um capacete furreca, usa a blusa de frio que ia pra escola e pega uma luva de la pra segurar o frio na mao. Furada total!
Pessoal, moto pede equipamento decente: um bom capacete, uma boa jaqueta e uma boa luva. Pelo menos. Pro uso diario, isso ja resolve! Nao vou incluir aqui bota, calca, protetor de coluna e otras cositas mas. Detalhe: o equipamento tem que ser bom pra voce e pro seu garupa! Deixar quem vai na garupa com aquele capacete que nao serve mais em voce e sacanagem! O investimento tem que ser pros dois!

Segunda coisa: manutencao.
De nada adianta ter um equipamento porreta, uma moto top de linha (temos modelos disponiveis no Brasil acima de 100 mil reais, olha que beleza!) se voce descuida da manutencao. Parte eletrica, motor, freios, sistema de transmissao... o manual da moto sempre traz orientacoes simples que, se corretamente adotadas, aumentam muito a seguranca do motociclista.

Terceira coisa: juizo.
Galera, pilotar e facil. Serio, nao tem misterio nao. O problema e querer fazer prezepada. Correr demais, sair cortando os carros, recortar de uma faixa pra outra querendo ganhar tempo... Juizo, gente, juizo! Andar de forma prudente nao atrasa a viagem de ninguem e faz voce chegar inteiro em casa. Numa boa!

Estou devendo um passeio de moto para algumas amigas minhas. E tenho outras tantas amigas que ja perderam o medo de andar de moto porque andaram comigo. Consciencia, responsabilidade e respeito pela sua vida e pela dos outros sao as chaves para um passeio com seguranca.

Existem revistas, sites e uma serie de outras midias que informam sobre equipamentos, tecnicas de pilotagem e o que mais se referir a seguranca de quem pilota ou anda na garupa. Vale a pena dar uma olhada, sempre que possivel.

E quanto a mim? Estou bem equipado e tentando aprender a cada dia mais. A minha parte de prevencao nesse transito louco eu garanto pra voces que estou fazendo!

Abracos a todos!

Nenhum comentário: