domingo, 19 de julho de 2009

Eu, a Psicologia e os que me cercam.

Ouvindo: "Depois da curva", Gessinger & Leindecker (ali do lado ainda tem o link, vale a pena acessar e baixar).

Salve, minha gente!

As vezes eu fico pensando sobre como a Psicologia influencia a minha vida e, consequentemente, a das pessoas que me cercam. Nao e que eu saia atendendo todo mundo. Mas e natural que tudo o que eu estudei, tudo o que pratiquei gere reflexos na minha forma de pensar e agir.

Um grande amigo meu e bombeiro. Uma pessoa fantastica, do coracao imenso. Um profissional de primeira, alem de tudo. Uma vez, esse amigo sofreu um acidente de carro numa estrada, junto com mais quatro pessoas. Eles ficaram presos dentro do carro e outros veiculos pararam para ajudar. Esse meu amigo, de dentro do carro, orientou o pessoal a fazer o resgate. O treinamento dele, sem sombra de duvidas, foi fundamental pra isso.

Mas, perai! Ele recebeu treinamento pra resgatar os outros, nao ele! Ele e perito em salvar vidas dos outros. Deve ter sido treinado pra se salvar tambem, mas a este nivel? Sem sombra de duvidas, era sua profissao influenciando sua vida e a dos outros.

E a Psicologia? Tambem me influencia ou salva nas horas de perigo?

Tenho uma tia que vive me perguntando quando e que vou "consertar" seu neto. Outras ainda acham que vou dar jeito na familia toda. Alguns amigos que nao sao da Psicologia tambem acham que estou analisando todo mundo o tempo todo.

E eu? Acham que nao fico no aperreio? Acham que tenho sempre a paciencia que recomendo que meus pacientes? Que nunca sofri por amor, nem que tive crises existenciais? (acho que nunca sai delas, na verdade! hehehe). Acham que o treinamento de Psicologia e tao eficiente para o Psicologo quanto o de bombeiro que meu amigo recebeu?

As vezes acho que a Psicologia nunca e pra gente. Talvez seja so para os outros. Sou Psicologo para terceiros, nao como uma atitude para mim mesmo. E, confesso, nem sempre a Psicologia e minha salvadora na rotina diaria. Nao sou Psicologo em tempo integral, nao adianta esperarem isso de mim (ate eu ja desisti dessa ideia maluca).

O pai de uma amiga esta no hospital hoje. Fui correndo pra la encontrar com ela. No caminho, pedia a Deus para iluminar minhas palavras. Psicologos tambem atuam em hospitalar, prestando suporte aos pacientes e as familias. Esperava que isso me ajudasse. Quando encontrei minha amiga, nao teve Psicologia certa: abracei-a com toda forca que eu tinha e tentei passar o maximo de conforto e seguranca naquele Abraco. Sem teorias. Sem praticas Psicologicas. Nao lembrei de nada disso e, naquele momento, nada disso fez falta. Nao da pra ser Psicologo o tempo todo. E, as vezes, ser Marcone "Baiano" Marques talvez seja a melhor opcao.

Abracos a todos!

P.S: O lance do pai da minha amiga e serio. Rezem por ele, por ela e por toda a familia. Eles precisam de suporte agora.
P.S.2: O amigo que e bombeiro? Joao Paulo, meu grande amigo! Estamos os dois sumidos, mas vamos marcar um acai!
P.S.3: Acharam estranho eu falar que peco a Deus pra iluminar minhas palavras e minha atuacao na Psicologia? Depois eu conto coisas pra voces sobre como isso funciona.

Nenhum comentário: