segunda-feira, 28 de setembro de 2009

E se os Behavioristas estiverem certos?

Ouvindo: "Race with the devil on spanish highway", Al di Meola.

Rapaz...

E se os Behavioristas estiverem certos?
E se o velho esquema de contingencia triplice for verdade?
E se essa parada de reforcadores funcionar mesmo?
S - R - C nao e tao absurdo assim?

Explico a angustia de hoje...

Meu professor de karate (ainda na consigo chamar o cara de sensei, e mole?) avisou hoje que teremos exame de faixa na proxima sexta-feira. FINALMENTE!

Eu fiquei 18 longos anos sem treinar karate. E, desde meu retorno, estou cada vez mais ansioso por um exame de faixa, por uma nova graduacao... Na verdade, eu ja estava falando que estava ficando desmotivado, sem me sentir desafiado com o processo em si. Na turma que eu faco nao tem alunos mais graduados, o que nao me permite ter parametros de performance. Nao tenho feito treinos de luta, nao vejo colegas executando exercicios mais avancados... precisava de um novo desafio. E ele vira na sexta, com fe em meu bom Deus!

E dai vem a pergunta titulo de hoje: e se os Behavioristas estiverem certos?

E se minha breve desmotivacao tiver surgido a partir da falta de recompensas no karate?
Tenho manifestado os comportamentos esperados...
Mas nao tenho recebido as consequencias que eu espero.

Nao participar do exame de faixa ate hoje, ter poucos treinos de luta, tem sido estimulos extremamente aversivos para mim. Por outro lado, dias de treino mais pesado, tanto fisica quanto tecnicamente, sao reforcadores altamente positivos.

E nessas horas que me pergunto: e se os Behavioristas estiverem certos?
E se o velho esquema de contingencia triplice for verdade?
E se essa parada de reforcadores funcionar mesmo?
S - R - C nao e tao absurdo assim?

A verdade e que, para melhores esclarecimentos, talvez seja melhor eu comecar a pensar numa serie de posts sobre as (possiveis/relativas) verdades de algumas correntes de pensamento psicologico. Pode ate nao parecer, mas de vez em quando a humildade me ataca e eu sinceramente penso sobre elas!

Abracos a todos! E torcam para que eu tenha resultados no exame de faixa que me sirvam de reforcadores positivos!

P.S: Nao vou mentir que pensar em falar que pensei em falar que talvez, ainda que muito remotamente, possa existir algo verdadeiro no Behaviorismo me deu arrepios...
P.S.2: O PS anterior esconde uma questao: eu verdadeiramente acredito que as teorias psicologicas, todas elas, tenham questoes verdadeiras e uteis. Assim como na medicina existem cardiologistas e pneumologistas, na Psicologia existem varias linhas de atuacao tambem. E precisamos aprender que cada uma trabalha melhor em um tipo de, digamos, enfermidade. Este e um passo que a Psicologia ainda precisa dar e que merece um post inteirinho!

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcone..achei teu blog através de Ivan...N tenho orkut...se puder me adicione no msn...guigo4000@hotmail.com
abraço
Rodrigo Tássio Souto Guimarães

Ivan disse...

hehehe É Caro amigo! Primeiro eu, agora é Rodrigo! O Passado Bate a sua porta!