domingo, 7 de junho de 2009

A real funcao dos sonhos.

Assistindo: "Meu nome e Radio".

Salve, minha gente!

Na noite de sexta pra sábado eu tive um sonho longo. Longo de verdade.

Sonhei que reencontrava um antigo chefe. No inicio, eu tentei despistá-lo, evitar falar com ele. Não sei como ou porque, começamos a conversar. Eu não queria falar nada, não queria conversar com ele. Muito menos sobre tudo o que aconteceu no trabalho.

Eu estava com uma moto, que não e a minha. E a empurrava como quem empurra uma bicicleta. E começamos a conversar.

Eu falava muito. Sobre as coisas que aconteceram no trabalho e me incomodaram, sobre as decisões que foram tomadas e julguei injustas para comigo... Pensei em falar das suspeições que eu tinha (nada concreto, 100% especulativas), mas não falei. Falei dos fatos que aconteceram, mas não falei o que eu sentia a respeito. Que tinha me sentindo ofendido, que havia me aborrecido, coisa e tal. Apenas narrei os fatos.

Acordei sentindo que deveria ter dito tudo a ele. Que, inclusive, poderia ter extravasado, batido boca, xingado, ate esmurrado o cara ali mesmo. Mas, por outro lado, me senti bem mais leve por ter falado tanta coisa. Alguma utilidade realmente teve, embora eu continue sem querer encontrar com meu antigo chefe.

______

Freud e Jung falaram muito sobre sonhos. Sua interpretação, seu simbolismo, a analise do conteúdo... Tudo isso e muito fascinante, mas perde muito de sua importância se perdermos de vista os resultados de um sonho na vida de uma pessoa.

O que queria dizer cada manifestação no meu sonho, ou cada símbolo, eu ainda não parei para entender. Mas entendi, ao longo do dia, que talvez eu verdadeiramente não precise falar tudo diretamente ao meu ex-chefe. O que tinha para ser dito talvez foi dito ao longo desse sonho. E a forma como eu me comportei talvez tenha feito de mim uma pessoa melhor, sem a necessidade de difamá-lo ou mesmo esmurrá-lo.

Esse e o verdadeiro sentido de um sonho, a real função do ato de sonhar: podemos resolver algumas coisas dormindo de forma tão verdadeira ou ate mais eficiente do que acordados.

Abraços a todos e bons sonhos!

P.S: Comprei o teclado novo. A partir de amanha os posts terão acentuação.
P.S.2: Acho que muitos capítulos sobre sonhos ainda virão. Foi um assunto extenso para Freud, Jung e também será pra mim.
P.S.3: Ivan, bem vindo ao grupo! E sempre bom ter (bons) amigos de infância por perto!

Um comentário:

Ivan disse...

O prazer é todo meu, caro Marconildo! E sinta-se a vontade a frequentar o Ideiorama tbm, blog voltado a cultura irrelevante. Como diria o bom e velho Fróide (não confundir com Freud, o velho do charuto) Sonho que é bom termina em sexo!!

Brincadeira rsrs

abraço