terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Planos de ano novo

Ouvindo: "O princípio do mundo", AraKetu.

Salve, pessoal!

O ano começou e todos fazemos nossos planos. O que vamos mudar, melhorar, abandonar ou começar a fazer. Mas além da nossa já tradicional fidelidade (questionável) ao cumprimento dos planos, já fizemos uma análise sobre nossos propósitos e reais objetivos com essas metas?

Já no tempo de escola a gente começava o ano prometendo estudar mais e não atrasar nossos trabalhos. Mas além da promessa em si, será que a gente pensava nos reais benefícios de fazermos isso? Os já tínhamos automatizado essas promessas? Foi pensando nesse tipo de situação que resolvi, este ano, simplificar meus objetivos para o período que se inicia. Para 2013, meu foco será parar de roer unhas.

A escolha de tão grandioso objetivo não foi aleatória. Ainda mais se pensarmos que se trata de um vício bem antigo para mim. Um vício que reflete um sem-número de coisas em minha vida.

Desde que formei, não estudei pra valer. Preciso de uma pós, tanto pra mim como para minha vida profissional (na Psicologia e fora dela). Parei com o estudo de idiomas ainda no segundo grau. Estou com o escritório pedindo arrumação, pensando em trocar de carro, preocupado em ser bom pai, esposo, filho, irmão, profissional.... ufa! Uma infinidade de coisas que se refletem exatamente aonde? No meu roer de unhas.

Nossos planos tradicionais são a parte palpável de nossos votos de ano novo. São eles que conseguimos medir, acompanhar e realizar. Mas sugiro que, nesse início de ano, façamos também o exercício de pensar em como nossos objetivos nos afetam subjetivamente. Como nós os significamos, na verdade. Pode ser a resolução do meu roer de unhas ou da sua gastrite. Nossos planos tem muita coisa oculta que vai além da idéia de dizermos: "Realizei mais um sonho!".

Feliz ano novo, com os sonhos que realmente importam e são significantes!

Abraços a todos!

Marcone Marques

PS: o bom de voltar a escrever é que sempre achamos que perdemos a mão. Mas vai melhorando com o tempo, assim espero!
PS.2: Maria Helena, que sempre me apóia, disse que entre as opções da enquete faltou: "Tem tanto tempo que o blog não me chama que nem lembro de como era o layout anterior!". Mais uma vez, ela tem razão! Beijão, cheio de saudades!
PS.3: Sarinha disse que gostou do meu retorno. Espero que tanto que a motive a escrever também! ;)
PS.3: Sarinha, seu PS ser justamente o 3 deve ser um sinal... meu aniversário está chegando, viu...kkkk

Nenhum comentário: