domingo, 26 de outubro de 2014

Sobre as eleições

Ouvindo: "A Revolta dos Dândis II"

Salve, pessoal!

Evitei falar sobre a política, os candidatos e a disputa durante todo o pleito. Mas, finda a votação e aguardando os resultados, vou abrir a boca.

Pelo menos pra mim, essa foi a eleição em que mais acompanhei tendo, também, as redes sociais como ferramenta. E confesso que fiquei decepcionado.

Se por um lado as redes foram uma boa fonte de informação (não estou qualificando e sim quantificando), por outro me preocupou muito a forma como lidamos com a disputa e a opinião diferente da nossa.

Fiquei com medo de opinar, muitas vezes. Me omiti, com receio não da discussão, mas da ofensa, do bate boca. Eu, tão alienado quanto qualquer outro, procurei fundamentar minha escolha nos mesmos critérios que muitos adotaram. A diferença ou a semelhança é que, nessa fundamentação, eu decidi assim ou assado, porque entendi ou interpretei as informações de uma forma ou de outra.

Vi amigos e conhecidos se ofendendo. Independente do lado que estivessem, diziam que o outro lado era errado. Eu, particularmente, acredito que não precisamos concordar com nada que nos dizem. Mas cabe um esforço para entender. E, muito maior que isso, cabem todos os esforços para respeitar.

A discussão nas redes sociais reforçou uma impressão que tenho: a de que toda essa conversa de respeito à diversidade é uma grande mentira nossa. A gente não quer e não aceita que pensem diferente da gente. A gente quer que pensem igualzinho.

Seja na política, na religião, nas opções/orientações sexuais (nunca aprendi o termo certo, desculpem), estamos, reiteradamente, atacando e desrespeitando quem nos é diferente. A gente saiu do campo do diálogo e caiu no campo da ofensa. Saímos da discussão sobre temas e assuntos e caímos na tentativa de conversão, conversão esta que vai ser melhor se for com um fogueira e uma inquisição.

Reconheço que este texto seja, talvez, mais uma grande demonstração de intolerância em redes sociais. E peço desculpas a todos que se sentirem ofendidos ou desrespeitados por ele. Da mesma forma que os debates e ofensas que vi, a intenção aqui é esclarecer e expor meu ponto de vista.

Finalmente, voltando à política que foi o tema do post: ainda não saiu o resultado pra presidência da república. Se quem ganhar for a pessoa que você votou, tente acompanhar. Se quem ganhar não for a pessoa que você votou, tente acompanhar também. Quem vencer e quem não vencer. Independente do nome, lembremos sempre que o mais importante é o nosso país, com as opiniões iguais e diferentes!

Abraços a todos.

P.S: Não, não vou revelar minhas opções de voto.
P.S.2: Estou tranquilo, com quem eu sei que votou igual ou diferente a mim. Tenho amigos de todos os credos, times, gostos musicais, orientações sexuais, etc. Graças a Deus, também tenho amigos que votam diferente! :)

Nenhum comentário: