domingo, 18 de abril de 2010

Indignação

Ouvindo: "Born to be wild", Steppenwolf.

Salve, pessoal!

Tenho muita coisa pra tratar com vocês, sobre não sei quantos assuntos. Mas fiquei tão indignado com algumas coisas que vi hoje que vou deixar esses posts pra depois.

Voltei a andar de moto, na semana passada, acho que a seca finalmente chegou em Brasília. Hoje, pra alimentar meus sonhos, voltei a pesquisar algumas motos maiores (embora a grana não dê pra comprar nenhuma delas agora). A pesquisa só trouxe indignação!

Comecei a pesquisar alguns de meus objetos de desejo em sites de montadoras. Burro que sou, fiquei curioso e fui pesquisar os preços na Europa e Estados Unidos. Não tem como não ficar indignado!!!

Aqui no Brasil, uma moto nacional de 600 cilindradas está na casa dos 30 mil reais. Algumas um pouco menos, outras um tanto mais. Mas, com 30 pilas, dá pra montar numa moto média que já anda bem mais que a minha 250.

Nos EUA, encontrei uma moto de 600 cilindradas pelo preço de uma 300 aqui. Na Europa, uma Ducati Monster 696 sai pelo equivalente a 15 ou 17 mil reais. Aqui não custa menos que 36 mil.

A que se deve essa discrepância toda? Impostos, meus caros! Apenas isso! Algumas importações chegam a taxar os produtos em 60%. Entendo o protecionismo, mas a taxação absurda também existe para produtos nacionais.

Por que motivo existem produtos superiores nos mercados externos por preços muito menores que os nossos? Impostos, impostos e mais impostos! E o pior: se eu visse ou percebesse a utilização desses impostos, não me importaria de pagá-los. Mas não faço idéia de pra onde eles vão! Como não ficar indignado?

Até minha vida financeira melhorar, continuarei andando de 250. Ou, quem sabe, até fazerem a reforma tributária neste país (sabe Deus quando...).

Abraços a todos.

P.S: Se alguém se solidarizou com minha situação, estamos aí! Aceito uma moto como doação numa boa!
P.S.2: Não se identificou tanto com o que eu escrevi hoje? Deve ser porque você não sabe que seu carro também poderia ser bem mais barato. E seu computador. E sua televisão. E tudo o mais que você compra na vida.

Um comentário:

Sara A. disse...

Diante de tanta indignação, um tempo para elogios...

Sr. Marcone,
Sigo o seu blog, aprovo os textos (trofeu joinha rs) e leio sempre! Por isso resolvi repassar um gracejo (Selos de Excelência e Dardos) que recebi ao Teorias Marconeanas e a outros blogs que gosto...

Na verdade vejo como mais um movimento de blogs pra gerar a corrente dos "cliques", mas enfim... acho válido! De qq forma as pessoas que conhecem o meu blog precisam conhecer o seu, que admiro... Para entender WTF é isso, clica aê http://saragwe.blogspot.com/2010/05/elogios-e-gracejos.html

Beijo!

Teorias Marconeanas Rules! rs