terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Existe hetero-estima?

Ouvindo: "Lovefool", The Cardigans.

Salve, pessoal!

Já se perguntaram se existe algo como hetero-estima? Pensemos da seguinte maneira:

Estima:
1. Ato ou efeito de estimar. 2 Apreço, consideração. 3 Apreciação, avaliação. 4 Afeição, amizade


Auto: próprio, reflexivo.

Hetero: diferente, do outro.

Termos um apreço por nós mesmos, nos amarmos, gostamos de como somos é uma coisa fantástica. Ainda mais quando temos, também, consciência de nossos defeitos (mas isso é assunto pra um outro post...).

Mas e quando a auto-estima não é algo que vem de nós mesmos? Seria isso uma hetero-estima?

Recebermos elogios e sermos valorizados pelos outros é algo que nos faz bem, sem sombra de dúvida. Mas quando essa valorização é apenas de origem externa e não interna, aí temos um problema.

A opinião dos outros pesa mais do que a nossa. Precisamos de reconhecimento do outro, somente o nosso não basta. Aí cortamos o cabelo, fazemos a barba, compramos roupas que não nos agradam necessariamente e por aí vai. Tudo porque nossa auto-estima é praticamente nula e extremamente dependente da influência dos outros.

E é justamente nessa dependência que os riscos aparecem. A moda agora é lipoaspiração. As pessoas tem recorrido a esse tipo de cirurgia por algo de si mesmo ou por necessidade de hetero-estima? As pessoas correm riscos para agradar a si mesmo ou aos outros?

Quando eu converso com as pessoas costumo dizer que a resposta está dentro delas. Sempre. Pode parecer uma filosofia Mestre Yoda, dito desse jeito. Mas é um fato. Ao encontrar a resposta em si, deixam de existir os questionamentos dos outros.

A auto e a hetero-estima podem coexistir. Não já problema nisso. Há problema em deixar a balança pender demais para um lado só, seja lá que lado seja esse.

Abraços a todos.

P.S: Sarinha, estou em dúvidas com o uso do termo "hetero" nesse contexto aí de cima. A idéia é falar de algo que vem de fora, do outro. Confirma pra mim, por favor?
P.S.2: Atenção, namoradinho de Sarinha! É melhor andar na linha! Eu sei onde seus filhos estudam, entendeu, rapazinho?
P.S.3: Esse é o típico post que poderia dar um mundo de pano pra manga. Pensei nele durante dias. Acho que se minha dor de cabeça hoje não fosse tão forte, teria escrito um tratado sobre ele.
P.S.4: E a tutoria, hein? Quem disse que estou conseguindo estudar?

4 comentários:

Isa Schmidt Bravo disse...

Olá...
Vc não me conhece, não sou a Sarinha, mas sou amiga dela rs. Estava passando por aí e vi seu blog. Mas, eu acho que o melhor termo para o que vc quis dizer seria "Alter-estima" .Alter = o outro , ao outro.Vem de alteridade. Hetero é mais para diferente.
Espero ter ajudado.. rs

Marcone "Baiano" Marques disse...

Olá!

Sendo amiga de Sarinha, boa gente deve ser!

Tentei acessar seu perfil, para não criar na minha cabeça uma imagem de Lombardi, mas não consegui. 'Brigadão pela contribuição e seja bem vinda! É bom saber que tem gente lendo de vez em quando! rsrsrs

Beijão.

Sara A. disse...

Atrasada, porém bem representada! ;)

Sara A. disse...

Em tempo, ele naum tem filhos, seu mafioso! rsrsrs