quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como funciona a solidariedade.

Ouvindo: "A conquista do espaço", Engenheiros do Hawaii.

Salve, minha gente!

Viram a tragédia no Haiti?
E os desmoronamentos em Angra dos Reis, no Rio?
Enchentes em Santa Catarina e Piauí, seca em outros tantos lugares.

A mídia noticia tudo e cuida de mobilizar as pessoas. Doações e voluntários chegam de toda a parte. E o dia a dia?

No dia a dia não lembramos que temos vizinhos. Ou parentes. Ou amigos. não nos preocupamos com as tragédias diárias dos que estão próximos, quase nunca nos movemos para ajudá-los.

Será que a solidariedade é algo que, por definição, deve ser feito aos que estão longe? Em minha formação cristã sempre ouvi que "ao fazer pelo próximo, estais fazendo por Mim". Ajudar ao próximo, que realmente está próximo, recebe qual nome mesmo?

Não estou dizendo aqui que ajudar as vítimas das tragédias seja errado. Ao contrário, trata-se de um ato extremamente nobre. Mas não podemos perder de foco a realidade que nos cerca, em função da realidade que a TV nos mostra.

A solidariedade não pode funcionar somente à distância. A solidariedade é aqui, agora e com aqueles que nos cercam e nós amamos.

Abraços a todos.

P.S: 1. Quer uma grande manifestação de solidariedade: entre em contato com aquela pessoa com a qual você não fala faz um bom tempo e sente muitas saudades. Diga o quanto ela é importante e peça desculpas pela ausência. Isso é ser solidário com o próximo e consigo mesmo.
P.S.2: As sementes que você colhe geram frutos que podem ser apreciados por todos. Por você inclusive.

Nenhum comentário: