quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O paradoxo do ficar perto e se afastar.

Ouvindo: "O Amanhã Colorido", do Cidadão Quem.

Salve, pessoal!

Qual a medida correta entre ficar perto e se afastar? A medida tanto no sentido de distância, comprimento, como no sentido de atitude?

Às vezes eu me magôo com alguma coisa ou alguém. Uma situação, uma palavra, uma atitude... algumas vezes, eu deliberadamente me afasto. Outras, eu me afasto sem querer, sem perceber.

De vez em quando eu me pergunto: qual a medida correta entre ficar perto e se afastar? Entre diminuir a freqüência com a qual eu vejo alguém e nunca mais voltar a ver?

Tem um outro lado da história que me vem à mente. Eu, com certeza, já gerei uma série de situações, já disse uma porrada de palavras, já tomei um monte de atitudes que fariam com que pessoas, que se porventura pensassem como eu, certamente decidiriam pela medida maior e mais drástica: a do afastamento.

A essas pessoas, que tem a paciência e a compreensão que eu nem sempre (ou quase nunca) tenho, o meu muito obrigado, por fazer valer um dos versos mais bonitos que tem na canção que estou ouvindo hoje: "Não desista de quem desistiu."

Um grande Abraço a todos.


P.S: Tem dias que o coração tem se apertado com coisas que vejo, ouço, ou sinto... preciso pedir muito a Deus para me mostrar sempre o melhor caminho e me ensinar a relevar algumas coisas. Paciência, humildade e sabedoria, entre outras tantas coisas que me faltam e me são necessárias.

2 comentários:

Unknown disse...

Qual a medida correta entre ficar perto e se afastar?
Como sempre vc faz perguntas complexas, que dão muito pano pra manga... rsrsrs
Hum... A minha resposta seria: depende. Depende de vários fatores. Depende da pessoa, depende da relação que vc tem com ela, depende do quanto vc gosta da pessoa e vice versa. Tenho pessoas que amo do fundo do meu coração e que estão longe de mim. A Erika, por exemplo. A danada se mudou de vez pra sua terra, sabia? Tá lá no calorzinho da Bahia... A gente fica um tempão sem trocar um "oi", mas quando a gente se fala, a gente sente o mesmo carinho de sempre, pq a semente da amizade foi muito bem plantada, regada e cultivada. Nós duas sabemos que a nossa amizade é pra sempre, independentemente da distância. Acredito que cada pessoa que nós convivemos deixa um pouquinho delas em nós e também leva um pouquinho da gente. Acho que o ideal é haver equilíbrio nesta troca. Se há este equilíbrio, até o questionamento sobre a medida correta entre ficar perto ou se afastar deixa de existir, pq a gente simplesmente sente. Em 2008 perdi um grande amigo que faleceu em um acidente de carro. Ele se foi sem saber o quanto eu gostava dele... Após a perda deste amigo, resolvi deixar um pouco a timidez de lado e dizer às pessoas que gosto o quanto elas são importantes pra mim, seja por meio de um telefonema, e-mail, sms, recadinho em blog (como tô fazendo agora) rsrsrs Em todo caso, meu caro amigo (distante, mas jamais esquecido), quem realmente sabe sempre as respostas para as nossas perguntas é o coração! Fica com Deus e que vc continue colhendo somente coisas boas no seu caminho! Grande abraço,
Maria Helena

Sara A. disse...

Eta perguntinha complicada... qual é a medida certa pra ficar perto e se afastar?? Eu sei lá, Marconezinho. Eu sei lá.
Não raro tenho minhas certezas ou desconfianças, mas desta vez me pegou no pulo. Não sei esta medida e pensar nisto me causou um certo desconforto (movimento! :D).
Eu me afasto. Sei fazer isso muito bem, com uma técnica escorregadia quase perfeita. Mas nunca sei quando é hora de me aproximar.
Creio que afastar e aproximar sejam movimentos necessários nos relacionamentos, desde que realizados com juízo (ha!) e atenção...
Eu não sei como fazer isso.

Pulga. Atrás. Da. Orelha.

rs