domingo, 8 de novembro de 2009

Aprendendo a dizer nao.

Ouvindo: "Comentarios a respeito de John", Belchior.

Salve, mocada!

Ja se perguntaram sobre o quanto e dificil dizer nao? Ta certo que pra uns e mais dificil que pra outros, mas dizer nao as vezes e um parto!

Chega alguem e oferece um produto. A pessoa responde: "Agora nao, depois eu dou uma olhada!".
A pessoa entra numa loja e o vendedor pergunta se vai levar. A pessoa responde: "Vou dar mais uma voltinha e volto aqui antes de ir embora!".
Alguem pede alguma coisa e a pessoa: "Deixa eu pensar direitinho sobre isso!".

Gente, nos tres casos um simples "Nao, obrigado!" resolveria. Por que cargas d'agua a pessoa simplesmente nao disse isso?

Na boa? Nao falar nao na loja e moleza, nao traz tanto prejuizo. Mas esses mesmos "naos" que a gente nega na loja, a gente nega na vida.

E um nao pro chefe, que pede mais do que deveria...
E um nao pro parente...
E um nao pro amigo....
Um nao pras nossas proprias ideias loucas ou burras....

A gente nao entende que o nao tem a mesma valencia que um sim. So que ao contrario.

Um "nao" nao e bom ou ruim. Nao e nao e pronto. Nao e ofensa, nao e pessoal, nao e perseguicao. E nao e pronto.

As vezes eu acho que temos tanto medo de dizer nao porque o nao e ofensivo pra gente. Ai a gente poupa o outro de ouvi-lo.

O resultado de tudo isso? De tanto nao dizer nao? Voces e que podem me dizer!

Quantas coisas voces fazem porque nao disseram nao?
Quantas perturbacoes voces toleraram porque nao disseram nao?
Quantos prejuizos ja tomaram por esse mesmo silencio?

Se o nao dizer nao se deve ao nosso historico pessoal, a alguma questao filosofica ou mesmo moral, e assunto pra outro papo. Por hora, fica a reflexao sobre nao dizer nao.

Abracos a todos.

P.S: Assim que pensarem sobre o nao dizer nao, comecem a pensar no seguinte: COMO dizer nao?

2 comentários:

Rodrigo disse...

Com esse post lembrei da história do chefe que chega pra você e diz: "Tem essa caralhada de coisa pra fazer e eu queria que ficasse pronto até as 15 horas. Tá bom pra você?", e aí, tem que dizer não?

Hehehehehe

Abração!!!

Sara A. disse...

Que medo é este que nós temos de desagradar o outro? Estranho, não é? Eu, particularmente, não consigo dizer não sem um intenso diálogo (debate inflamado)comigo mesma... Acho que vou começar a testar o poder do não. (rs)

P.S.: Onde estão os demais "p.s."?
P.S.2: Onde estão seus "~" tils? (rsrs Eu sei, eu sei)