domingo, 24 de novembro de 2013

A vida acadêmica... Ah!, a vida acadêmica...

Ouvindo: "Versos fáceis", Wilson Simoninha.

Salve, pessoal!

Essa semana voltei a ponderar minhas pretensões acadêmicas. E acreditem: esse assunto rende que é uma beleza!

Sempre sonhei com alguma incursão na vida acadêmica. Que não fosse viver disso, talvez, mas que pudesse vivenciar isso. E, lá pelos idos de meus 17 anos, tracei que seria razoável a meta de ser doutor antes de completar 40. Factível a proposta, não fossem os desvios de curso aos quais estamos todos sujeitos.

Minha graduação atrasou, por conta do trabalho. Mas, não fosse o trabalho, não teria dinheiro pra bancar os estudos. E porque os estudos eram caros e o dinheiro era curto, não sobrava grana para congressos e afins. Por outro lado, a vida corrida e o pouco tempo dificultavam a produção acadêmica extra classe, para escrever artigos e afins. Ou, ainda, tudo isso não passou de um belo grupo de desculpas bem formuladas e estruturadas pra justificar minha situação acadêmica.

Resolvi, então, apesar disso tudo, reconsiderar o sonho. A volta aos estudos, com a pós lato que estou fazendo, é um passo nesse sentido. Foi uma forma que encontrei para voltar a ter contato com a academia e para (tentar) pegar ritmo de estudo. E, essa semana, quando voltei a ponderar minhas pretensões acadêmicas, entendi que seria razoável considerar meus 50 anos como um bom novo prazo para o título de doutor.

Mas como ando numa fase em que nem só de sonhos e pretensões posso viver, fui começar a pesquisa sobre as possibilidades de mestrado. E o aspecto financeiro da coisa é tão feio, mas tão feio, que acho melhor falar sobre isso só no próximo post.

Abraços a todos.

P.S.: Eu reconheço: Voltei a ir pra aula, mas ainda não consegui voltar a estudar. Mas eu chego lá!
P.S.2: Espero ter vergonha na cara pra fazer o próximo post num intervalo menor ao que antecedeu este aqui.