sábado, 24 de setembro de 2011

Das origens...

Ouvindo: "Fear of the dark", Iron Maiden. (Se no Rock In Rio não tem Rock, aqui tem!)

Salve, pessoal!

No retorno fiquei me perguntando se já havia falado sobre o início do blog e, mais importante, sobre as origens das Teorias Marconeanas.

O blog começou não aqui, mas em outro tipo de ferramenta e com outro nome. O "Consulado da Bahia", que inclusive era uma idéia minha de um bar bem apropriado para Brasília. Apesar de nunca ter iniciado minha vida de empresário, a idéia está comigo e é negociável! Hehehe. Pensei no blog, a princípio, com a proposta mais aderente/adequada a esta ferramenta: o registro de um diário.

Independente deste diário, na ocasião, ter se tornado quase um mensário, era uma forma de manter contato com algumas pessoas. Mas, apesar de tudo, dois motivos me levaram a abandonar o Consulado: o primeiro foi a ferramenta ter me traído, mostrando-se mais incômoda do que divertida. O segundo foi o surgimento das Teorias Marconeanas.

As Teorias surgiram no meu tempo de faculdade, já no CEUB. De uma brincadeira elas foram crescendo e se disseminando entre os colegas e amigos mais próximos. Foi mais adequado arrumar um local para elas do que tentar encaixá-las no Consulado. E assim o fiz!

Embora já tenham sido citadas em trabalhos acadêmicos da Psicologia e do Direito, as Teorias ainda não foram publicadas oficialmente, de modo que este blog é um espaço de construção. A proposta é falar um pouquinho sobre como eu penso e sinto algumas coisas, de preferência, relacionando-as com a Psicologia.

Em que pese a origem divertida disso tudo, algumas coisas precisam ficar bem claras:

1. Não tenho a intenção de defender ou atacar nenhuma corrente de pensamento psicológica. Mas também não vou me incomodar em deixar minha opinião a respeito, se assim julgar conveniente.
2. Não teremos aqui nenhuma orientação para procedimentos voltados para a Psicologia; não a menos que eu possa citar o estudo/autor/escola de Psicologia a que o procedimento esteja vinculado.
3. Este site é um site que reflete minhas opiniões pessoais e que vai respeitar, sempre, tudo aquilo que é previsto no Código de Ética do Psicólogo.
4. As Teorias Marconeanas, até o momento, não tem comprovação científica de nenhuma natureza. Tratam-se de opiniões, subjetivas, pessoais ou, como queiram, "achismos".

O post de hoje não é um livro de regras ou uma política de uso do site. Mas penso que era necessário esclarecer alguns pontos neste retorno. Com o tempo, essas coisas mudarão e precisarão de novos parâmetros e novas idéias de regulação.

E se a origem das Teorias Marconeanas está na Psicologia, é sobre ela que tentarei falar a maior parte do tempo. Ao trabalho, portanto!

Abraços a todos!

Marcone "Baiano" Marques

P.S: ficou em dúvida sobre as Teorias terem sido citadas em trabalhos acadêmicos, mesmo que nunca tenham sido publicadas? Na seção "Dedicatória" das monografias os alunos tem liberdade pra isso! Kkk

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Re-re-recomeço

Ouvindo: "Joquim", de Vitor Ramil

Salve, pessoal!

Não, não fui acometido de gagueira. Apenas da honestidade de reconhecer que, mais uma vez, tentarei voltar com a produção do blog. Ou seja, vou tentar re-re-recomeçar.

Não sei se motivado por Erika, Sara ou Letícia, que atualizaram seus blogs recentemente. Também devo admitir que a facilidade de postar do celular vai facilitar as coisas. Vamos ver se agora vai.

Amanhã tem post de verdade por aqui. E espero que os posts e as visitas, minhas e de vocês, sejam bem regulares.

Abraços a todos!

Marcone "Baiano" Marques