domingo, 21 de março de 2010

Na estrada, novamente!

Ouvindo: "Zombie", The Cranberries.

Salve, pessoal!

Daqui a pouco, viajo pra Gramado novamente. Pensem na alegria do menino!

Tentarei fazer um post especial de lá, se a internet do hotel me ajudar.

Abraços a todos!

P.S: Maria Helena e Sarinha! Não esqueci de responder vocês não, viu! Saudades muitas das duas, brigadão pelo carinho e pelo comentário!
P.S.2: Sarinha eu ainda vejo de vez em quando. Mas você, Maria Helena... quanto tempo, hein? rsrsrs. Vamos marcar um lanche depois, temos muito assunto pra colocar em dia! Beijos grandes nas duas!

quarta-feira, 3 de março de 2010

O juízo que fazem da gente

Ouvindo: "Perfect sense", Roger Waters.

Salve, pessoal!

Outro dia eu escrevi sobre "Hetero-estima" (revista e reconsiderada: usaremos "alter-estima", por sugestão da amiga de Sara que me esqueci o nome - está nos comentários do post citado) e levantei a questão sobre o que seria esse sentimento que vem de outro e nos causa emocionalidades diversas, falando mais alto que nossa auto-estima, algumas vezes.

E quando consideramos, de forma crítica, como os outros nos vêem? Quando recebemos um elogio, ouvimos um comentário ou mesmo passamos por uma sessão de "fodeback" com nosso chefe no trabalho?

Uns dizem que somos assim, outros que somos assado. Comentam isso, dizem que percebem aquilo... E como nós vemos o que vêem sobre nós mesmos?

O post de hoje surgiu de uma conversa (hilária, claro!) com Estéfanie (ainda aprendo a escrever seu nome, fique tranquila). Brincávamos sobre o fato de que muitas vezes me viam como um cara safado, descarado e sem-vergonha. Tudo porque sou uma pessoinha sociável e brincalhona.

Já pensou se eu levasse o que dizem que pensam a sério? Ou me ofenderia profundamente, ou acreditaria no que dizem. Imaginem os prejuízos que seriam gerados ao meu caráter!

Agora pensem numa situação mais séria: um comentário que você ouviu de seus pais, de um amigo, do professor, de um colega de trabalho, do chefe... Isso pode te ofender ou te engrandecer, depende de como seja dito e de como seja por você recebido.

A opinião alheia é sim muito importante pra todos nós. Mas talvez o mais importante seja o que fazemos com as opiniões que ouvimos. Bem ou mal, elas ajudam a formar o que pensamos sobre nós mesmos, ajudam a construir nossa auto-estima.

Pensando dessa forma, além de querer deixar vocês pensando sobre o assunto, surge para mim mais um desafio metodológico/conceitual: existe uma relação direta entre auto e alter-estima? Como elas são construídas e como geram influência uma na outra?

Em penso daqui, vocês pensam daí. E pensamos juntos, afinal.

Abraços a todos!

P.S: Estéfanie, juro que tentei fazer um post divertido. Mas o sono não deixou. Fico devendo um mais descontraído e menos desorganizado! ;)
P.S.2: Na verdade, não é que esqueci o nome da colega de Sara. Eu não sei mesmo! No comentário aparece apenas o pseudônimo de "Momba Negra" (lembram de Kill Bill?). Em todo caso, brigadão pela colaboração e apareça mais vezes pra comentar as Teorias, viu!
P.S.3: O "ouvindo" de hoje tem a ver com o post. De forma meio sobliminar, ou mesmo sombria/obscura. Tem o vídeo da canção clicando AQUI. A letra vocês mesmo pesquisam, já trabalhei demais por hoje.
P.S.4: Não viram como eu encaixei a canção com o post? Como não? Pensem direito e vão achar a solução.