segunda-feira, 28 de setembro de 2009

E se os Behavioristas estiverem certos?

Ouvindo: "Race with the devil on spanish highway", Al di Meola.

Rapaz...

E se os Behavioristas estiverem certos?
E se o velho esquema de contingencia triplice for verdade?
E se essa parada de reforcadores funcionar mesmo?
S - R - C nao e tao absurdo assim?

Explico a angustia de hoje...

Meu professor de karate (ainda na consigo chamar o cara de sensei, e mole?) avisou hoje que teremos exame de faixa na proxima sexta-feira. FINALMENTE!

Eu fiquei 18 longos anos sem treinar karate. E, desde meu retorno, estou cada vez mais ansioso por um exame de faixa, por uma nova graduacao... Na verdade, eu ja estava falando que estava ficando desmotivado, sem me sentir desafiado com o processo em si. Na turma que eu faco nao tem alunos mais graduados, o que nao me permite ter parametros de performance. Nao tenho feito treinos de luta, nao vejo colegas executando exercicios mais avancados... precisava de um novo desafio. E ele vira na sexta, com fe em meu bom Deus!

E dai vem a pergunta titulo de hoje: e se os Behavioristas estiverem certos?

E se minha breve desmotivacao tiver surgido a partir da falta de recompensas no karate?
Tenho manifestado os comportamentos esperados...
Mas nao tenho recebido as consequencias que eu espero.

Nao participar do exame de faixa ate hoje, ter poucos treinos de luta, tem sido estimulos extremamente aversivos para mim. Por outro lado, dias de treino mais pesado, tanto fisica quanto tecnicamente, sao reforcadores altamente positivos.

E nessas horas que me pergunto: e se os Behavioristas estiverem certos?
E se o velho esquema de contingencia triplice for verdade?
E se essa parada de reforcadores funcionar mesmo?
S - R - C nao e tao absurdo assim?

A verdade e que, para melhores esclarecimentos, talvez seja melhor eu comecar a pensar numa serie de posts sobre as (possiveis/relativas) verdades de algumas correntes de pensamento psicologico. Pode ate nao parecer, mas de vez em quando a humildade me ataca e eu sinceramente penso sobre elas!

Abracos a todos! E torcam para que eu tenha resultados no exame de faixa que me sirvam de reforcadores positivos!

P.S: Nao vou mentir que pensar em falar que pensei em falar que talvez, ainda que muito remotamente, possa existir algo verdadeiro no Behaviorismo me deu arrepios...
P.S.2: O PS anterior esconde uma questao: eu verdadeiramente acredito que as teorias psicologicas, todas elas, tenham questoes verdadeiras e uteis. Assim como na medicina existem cardiologistas e pneumologistas, na Psicologia existem varias linhas de atuacao tambem. E precisamos aprender que cada uma trabalha melhor em um tipo de, digamos, enfermidade. Este e um passo que a Psicologia ainda precisa dar e que merece um post inteirinho!

domingo, 20 de setembro de 2009

Os mitos e seus exemplos.


Ouvindo: "Crazy", Seal.



Salve, mocada!

Tenho uma ou outra biografia entre os livros aqui de casa. E mais uma em DVD. Alguns vieram por curiosidade, por necessidade academica ou esportiva. Outros, vieram por admiracao mesmo.

Um bom exemplo disso e o DVD que traz a historia do Michael Jordan. Sua trajetoria, desde a universidade ate o hexacampeonato pelo glorioso Chicago Bulls.


O cara era um exemplo de superacao. Alem de ser um atleta nato, ter um dom extraordinario para o esporte, ele tinha um carisma inigualavel e um carater irrepreensivel.


E por que estar falando de Michael "Air" Jordan logo depois de um post sobre referencias do que eu digo, penso ou falo?

Simples!

Qual crianca nao quis ser que nem seu idolo predileto?
Qual crianca que gostava de basquete nao quis enterrar que nem o Michael Jordan?
Nao quis pilotar que nem o Ayrton Senna ou o Michael Schumacher?
Nao pensou num megashow, tocando guitarra igual ao Clapton, ou bateria que nem o Nick Mason?

Todos esses sonhos de crianca tem uma funcao gigantesca em nossa formacao. E fico muito feliz em ter sido influenciado por idolos tao bacanas. Jordan, por exemplo, e um cara que ninguem tem o que falar mal. Nao tem como nao admirar e tomar como boa referencia. Se eu estudar com a frequencia que ele treinava, se eu buscar na minha profissao o padrao de excelencia que ele buscava na dele, com certeza seu exemplo me sera proveitoso.


Jordan foi um dos meus idolos e ainda e. No meu tempo, quando eu era jovem, ele era a referencia.


Mas, e hoje? Que referencias as criancas e adolescentes tem? Parando pra pensar, sem fazer muito esforco, da ate medo! Os atletas que temos usam dopping ou se envolvem em escandalos sexuais. A musica produz icones pateticos, nao tem nada de qualidade. Os formadores de opiniao sao ridiculos, nao levam ninguem a nada. Quais serao os livros e dvd's de biografias que esta geracao ira produzir?


Em alguns anos eu terei filhos. E tenho certeza, desde hoje, de que farei o possivel para que eles assistam Michael "Air" Jordan e leiam Gichin Funakoshi. Nao tenho a ilusao de que sera possivel impedir que se exponham a uma serie de coisas. Mas, da minha parte, garanto que o zelo sera grande!


Abracos a todos!


P.S: A imagem de hoje e a famosa "Jumpman", que representa o grande Michael "Air" Jordan. Esse simbolo vale uma grana preta e representa muito!

P.S.2: Se a imagem e bacana mesmo? Digamos que quando penso em fazer uma tatuagem ela pesa muito na minha lista de escolhas!

P.S.3: O post de hoje vai com um carinho todo especial pra minha querida Sa e seu filhote Joao, ainda em sua barriga! Pela mamae que tem, esse moleque estara muito bem servido de fantasticas referencias! Beijao Sa e Joao!

sábado, 19 de setembro de 2009

Palavras, palavras...

Ouvindo: "Una palabra", Carlos Varela.

E se minhas palavras nao forem minhas?
E se as coisas que eu penso nao forem verdadeiramente meus pensamentos?
E se as Teorias Marconeanas nao forem nascidas de Marcone?

Sei bem que "todo conhecimento vem de um conhecimento anterior", mas sera que isso se traduz em tudo o que eu penso, escrevo, falo ou canto?

Sempre que eu escrevo aqui
Ou faco uns versos toscos em meu caderninho
Fico imaginando onde ja vi aquelas palavras
Qual musica cantava aquilo
Qual filme trazia aquela ideia
Qual amigo meu me ensinou aquilo...

Vai saber quais palavras sao realmente minhas
Quais pensamentos verdadeiramente me pertencem.

Quais Teorias sao Marconeanas?
Quais sao simples sombras do que eu escuto?

As palavras e suas combinacoes sao infinitas.
As minhas quase nunca me parecem ineditas.

Abracos a todos.

"Una palabra
No dice nada
Y ao mismo tiempo
lo esconde todo".

Una Palabra, Carlos Varela.

P.S.: Comprovando a teoria: a penultima frase de hoje parece ter vindo de uma cancao do Jorge Drexler que diz em um de seus versos: "Hay escritas infinitas palabras".
P.S.2.: Por favor, sempre que virem o uso das palavras de alguem aqui, lembrem-me de citar a fonte.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Faltam posts

Ouvindo: "Nothing else matters", Metallica.

Pessoal

Ja repararam o tamanho da falta de posts no mercado?

Meu blog e esses que indiquei ai estao todos devendo um pouco. E nao e por falta de assunto. Eu mesmo estou com dois posts rascunhados, no gatilho pra publicar. So faltam alguns breves ajustes para a publicacao. Mas, sabe Deus porque eles nao saem.

Confesso que escrever e um processo que me agrada, me diverte... tenho ate feito pouco, ja que gosto tanto. E a cada dia encontro uma desculpa nova, e sempre coerente, para nao escrever, para nao publicar.

Hoje e mais um dia desses. E, por isso, o post termina aqui.

Abracos a todos. Posts melhores virao.

P.S: Sara, Bruna, Joana e Ivan: escrevam alguma coisa, voces me inspiram!
P.S.2: Carlos Ruas, o seu esta em dias! So falta falar como e que vai ser pra comprar o boneco de Deus.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Post de domingo

Ouvindo: "Por que brigamos", Diana.

Galera...

Sabe aquele bom e velho post de domingo?

Aquele, que me motivava a escrever mais e mais, atualizava voces sobre minha vida, eu falava sobre Psicologia, coisa e tal?

Pois e, hoje estou com preguica de escreve-lo. E, sendo assim, esse post fica igual a um post do novo e famigerado Twitter. Curto, com poucas palavras e sem muito conteudo.

Amanha a gente volta!

Abracos a todos.

P.S: e quem disse que meus posts longos tem conteudo? Ra!