domingo, 30 de agosto de 2009

Quem some e quem aparece...

Ouvindo: "A palo seco", do Belchior.

Galera

O Fantastico, da Rede Globo, fez duas semanas de reportagem sobre um (suposto) sumico do cantor e compositor Belchior. E me fez pensar sobre quem some e quem aparece.

Sabe aquele esquema de quando voce encontra um amigo e diz "ta sumido, hein?"? A gente fala isso mas nunca para pra pensar quem realmente sumiu, se o amigo, ou a gente.

A vida faz a gente correr, a gente se enrola com trabalho, estudo, familia, outros amigos... e, nessa correria, vai sumindo ou aparecendo.

Tenho uma montanha de bons amigos que nao vejo a um bom tempo. E de amigos que, embora eu tenha visto a pouco tempo, nao tenho dado a devida atencao ou dedicacao.

Belchior sumiu voluntariamente. A gente vai sumindo sem se dar conta. Nesse movimento, algumas pessoas somem, outras pessoas aparecem. So lembramos dessas pessoas quando vemos ou vivemos algo que nos remetam diretamente a elas.

Esse sumico nao quer dizer que nao gostamos ou, mais ainda, nao amamos essas pessoas. Apenas nos distanciamos, infelizmente. Mas vale sempre a reflexao sobre o que e como fazer para voltar. As amizades verdadeiras, eu garanto, vao perdoar o hiato existente e, mais ainda, vao nos receber como se nos tivessem visto no dia anterior.

A minha lista de amigos dos quais eu sumi e bastante extensa. Mas eles sabem que os tenho aqui no coracao, verdadeiramente.

Abracos a todos!

P.S: Embora talvez seja injusto com alguns, preciso verdadeiramente relacionar aqui alguns amigos que nao vejo a muito tempo: Joao Paulo, Gislaine, Luciana. Bea Barmell, Sarinha (vejo, mas nao com a frequencia que eu gostaria), Dani Barraqueira, Dani Sambanga, Minha Lu e Camilinha. Roberton. Tatiscleide, Lele, Aninha Goncalves. Fatima e Amanda (estao do outro lado do Atlantico). Isabella Goncalves, Camila Ziese, Joana - Jow. Andre, Thiaguinho, Anselmo. Semiramis (amiga recente, mas de grande coracao). E outros tantos mais. Amo muito voces, e voces nem sabem o quanto!
P.S.2: Nao, nao ha uma ordem hierarquica na listagem acima. Foram nomes que me vieram a cabeca, a medida que fui escrevendo. Mas todos nomes de pessoas que eu Amo muito, muito mesmo!
P.S.3: Joao Paulo, o primeiro da lista, merece mencao honrosa! Tem muito tempo que nao vejo e lembrei dele essa semana, quando fui no nosso bom e velho acai. Temos que colocar a conversa em dia, meu camarada!
P.S.4: Se voce nao apareceu na lista, nao se preocupe! Isso nao quer dizer, de jeito nenhum, que voce nao tem lugar no meu coracao. Como eu disse, listar alguns nomes seria injusto com varios outros. Mas foi um risco que eu tive que correr! Guarde mais a mensagem de hoje do que a homenagem feita. A mensagem foi pra voce, esta enderecada com seu nome, embora ele nao tenha aparecido no PS1 de hoje. Deixe de ciume besta, porra! rsrsrs

Mais abracoes a todos!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Motociclismo e seguranca

Ouvindo: "A natureza das coisas", Flavio Jose.

Salve, rapaziada!

Outro dia eu falei sobre meus passeios de moto e, pra variar, me fizeram aquela pergunta: "Isso nao e perigoso nao?".

Pra dizer a verdade, e. Como tudo o que fazemos em nossa vida. Mas, tambem como tudo o que fazemos em nossa vida, temos sempre que calcular, minimizar e administrar os riscos.

Primeira coisa: equipamento.
O cara vai na loja, com o dinheirinho contado, compra uma moto e nao sobra dinheiro pra mais nada. Compra um capacete furreca, usa a blusa de frio que ia pra escola e pega uma luva de la pra segurar o frio na mao. Furada total!
Pessoal, moto pede equipamento decente: um bom capacete, uma boa jaqueta e uma boa luva. Pelo menos. Pro uso diario, isso ja resolve! Nao vou incluir aqui bota, calca, protetor de coluna e otras cositas mas. Detalhe: o equipamento tem que ser bom pra voce e pro seu garupa! Deixar quem vai na garupa com aquele capacete que nao serve mais em voce e sacanagem! O investimento tem que ser pros dois!

Segunda coisa: manutencao.
De nada adianta ter um equipamento porreta, uma moto top de linha (temos modelos disponiveis no Brasil acima de 100 mil reais, olha que beleza!) se voce descuida da manutencao. Parte eletrica, motor, freios, sistema de transmissao... o manual da moto sempre traz orientacoes simples que, se corretamente adotadas, aumentam muito a seguranca do motociclista.

Terceira coisa: juizo.
Galera, pilotar e facil. Serio, nao tem misterio nao. O problema e querer fazer prezepada. Correr demais, sair cortando os carros, recortar de uma faixa pra outra querendo ganhar tempo... Juizo, gente, juizo! Andar de forma prudente nao atrasa a viagem de ninguem e faz voce chegar inteiro em casa. Numa boa!

Estou devendo um passeio de moto para algumas amigas minhas. E tenho outras tantas amigas que ja perderam o medo de andar de moto porque andaram comigo. Consciencia, responsabilidade e respeito pela sua vida e pela dos outros sao as chaves para um passeio com seguranca.

Existem revistas, sites e uma serie de outras midias que informam sobre equipamentos, tecnicas de pilotagem e o que mais se referir a seguranca de quem pilota ou anda na garupa. Vale a pena dar uma olhada, sempre que possivel.

E quanto a mim? Estou bem equipado e tentando aprender a cada dia mais. A minha parte de prevencao nesse transito louco eu garanto pra voces que estou fazendo!

Abracos a todos!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Nova indicacao de blog.

Ouvindo: "A besteira e a base da sabedoria", Falcao.

Galera

Hoje o post e curto, so pra fazer uma nova indicacao de blog. Ate hoje eu ja tinha indicado:

- "Ideiorama", do meu Amigo Ivan: este fala sobre um pouquinho de tudo, com a visao desse grande sujeito.
- "Confissoes de Amadurescente", da louca Joana. Amigona minha (tal qual Ivan, dos meus tempos de Morro do Chapeu) que conta suas historias malucas e seus sofrimentos de Amor.
- "Tu nao te moves de ti", de uma mocinha chamada Bruna. Foi indicacao de Sarinha (vide item seguinte) e trata de "Literatura, cinema, arte e tudo mais que couber", segundo as palavras da propria autora. Muito bom mesmo!
- "Percevejera voce o que eu percevejo?", da minha doce poetisa, Sarinha (essa do item anterior). Pense numa menina que escreve direitinho! Muito legal demais!

Agora eu indico um novo, por indicacao (novamente dela!) de Sarinha. Trata-se do "Um Sabado Qualquer", de um autor chamado Carlos Ruas. Sao tirinhas muito engracadas sobre Deus e suas relacoes com o mundo que Ele criou (segundo a visao do autor, e claro!). Entre os personagens ja estao Adao, Eva e Caim. E por la ja passaram, entre outros, Darwin, Freud e Nietzsche. Muito legal mesmo!

O link ja esta ali entre os blogs que acompanho. E quando eu aprender a colocar o banner do site, ele vai aparecer por aqui! Vale a pena MESMO dar uma olhada!

Abracos a todos!

P.S: Realmente, tenho que me preocupar com a estilistica do blog. Viram o tanto de parenteses que usei hoje? Putaqueopariu!
P.S.2 - RETIFICADOR: Da pra tirar o Putaqueopariu do PS anterior? Uma pessoa preocupada com a estilistica nao pode usar tanto palavrao, porra!

domingo, 16 de agosto de 2009

O sabor da liberdade.

Ouvindo: "Born to be Wild", Steppenwolf.




Essa foto ai de cima foi da entrada na festa do meu casamento, ao som da trilha sonora que escrevi ali em cima.
Sempre quis ter uma moto, mas so consegui entrar para esse mundo em 2004, quando eu ja morava sozinho e nao mais recebia ameacas de despejo pela simples vontade de pilotar. E ter uma moto, acreditem, traz para voce o doce sabor da liberdade!


Ontem sai de moto para um passeio rapido: 200 km, somando ida e volta. Sai de casa, fui no Jeriva, tomei um refrigerante e voltei. E, no caminho ate la, de tempos em tempos eu pensava sobre o sabor da liberdade. So pensava, pois nao cheguei a degusta-lo!

Sei o quanto e dificil descrever sensacoes. Sabores entao, sao mais dificeis ainda. Mas me arrisco a faze-lo aqui. Muito embora eu admita que os irmaos motociclistas que usam capacete do tipo "coquinho" conhecem esse gosto melhor do que eu.

A liberdade tem um sabor facil de descrever: uma pitadinha de borboleta misturada com umas duas ou tres especies de besouros e outros insetos. E serio! Meu capacete esta guardado ali, com todos os que ficaram na minha viseira! Se nao fosse um capacete integral, mas um coquinho, eu estaria saciado do gostinho da liberdade. E de bucho cheio! Hehehe!

Brincadeiras a parte, o prazer de andar de moto, seja pilotando, seja enquanto garupa e indescritivel e extremamente terapeutico. Quem ainda nao e da turma, aproveite a primeira oportunidade que tiver. E, e claro, pilote sempre equipado!

Abracos a todos!

P.S: A moto da foto nao e minha. E de um grande amigo, o Roberton. Acreditem: entrar de Harley-Davidson na festa do seu casamento e tudo de bom! Valeu pela forca, mais uma vez, Roberto!
P.S.2: Se andar de moto e realmente bom? Vejam a carinha de felizes do piloto e da garupa ali em cima. Alem de toda a felicidade pelo casamento, tem a alegria de andar de moto!
P.S.3: Roberto, eu te elogiei mas tu ainda me deve uma volta decente na tua moto. Dez metros de HD nem dao pra sentir o gosto!
P.S.4: Galera, agora e serio: na foto a gente nao aparece com equipamento porque era uma situacao atipica, com o maximo de variaveis possiveis sob controle (eu troquei ate o sapato nessa hora, para ter mais aderencia). O equipamento minimo adequado e capacete (sempre, sempre!), jaqueta e luva, do jeitinho que eu uso abaixo, no momento em que me despeco. Abracos a todos e muita estrada!





terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sobre a insonia

Ouvindo: "Beat it", Michael Jackson

Tenho descoberto a existencia de varios tipos de insonia... Mais do que descoberto, tenho experimentado.

Sabe quando voce tem uma preocupacao grande? Daquelas que te consomem, que fazem voce rolar na cama em busca de uma solucao? Ai esta um tipo classico de insonia. Improdutiva, angustiante, deprimente...

Tem outros dias em que voce sofreu um baque muito grande, ficou triste mesmo... sei la, sofreu uma perda grande, alguem que voce Ama nao esta bem... voce deita olhando pro teto e fica la... Ate uma, duas, tres da manha... mais um pouquinho, levanta, toma banho e vai pro trabalho. Pronto! Conheceu outro tipo de insonia.

Tem outro tipo de insonia, este mais interessante e inofensivo (ou seria menos danoso?). E aquela que vem sem motivo aparente e se instala. Conheci essa quando estava no primeiro ano do segundo grau. Sem motivo, sem razao, perdi o sono. Assim, do nada. Uma semana sem dormir. Ficava morto de cansaco, e bem verdade. Mas tive noites bem produtivas. Li "O Mundo de Sofia" em tres dias (noites, na verdade). Uma insonia dessas na epoca da monografia tudo teria sido bem mais facil.

Essa semana descobri mais um tipo de insonia: aquela que voce impoe a voce mesmo. E, acreditem, essa talvez seja a pior de todas.
De domingo para segunda custei a dormir. E, quando dormi, tive sonhos que nao gostaria de ter tido (sobre sonhos falamos outra hora). Resultado: na noite seguinte, eu nao queria dormir. Nao queria correr o risco de ter que sonhar novamente com as coisas que eu tinha sonhado. Fui perdendo o sono por conta dessa angustia e lutava contra o meu cansaco. Um tipo de insonia perturbadora, cansativa... uma insonia que eu mesmo me impus.

Ja consegui dormir um pouco desde entao. E espero poder repetir o feito hoje. Acho que listar quatro tipos de insonia em um so dia ja e o suficiente para mim.

Abracos a todos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

700 km e tudo muda!

Ouvindo: "Salvation", The Cranberries.

Salve, mocada!

Entre ida e volta, rodei cerca de 700 km de carro esse fim de semana. E impressionante o quanto as coisas mudam depois de 700 km de estrada.

Adoro dirigir e pegar a estrada. Realmente me faz bem, descansa a minha cabeca e me ajuda a ver as coisas de um modo melhor. Vejo com mais coerencia, com mais racionalidade... e isso me ajuda a sentir melhor as coisas.

Luiz Gonzaga dizia: "Coisas que pra mor de ver, o cristao tem que andar a pe". Guardadas suas devidas proporcoes, eu deixo o aviao de lado e pego o carro pra andar por ai. Ver o que temos nas estradas, ver as paisagens, os cenarios, as pessoas... a mente vai abrindo a medida que os horizontes se abrem. Entendemos melhor as coisas, pensamos com mais clareza. A estrada e uma otima metafora para as nossas vidas!

Em outubro, provavelmente, devo bater meu recorde pessoal. Tenho 18 dias de ferias e pretendo viajar de carro. As primeiras simulacoes levam para, pelo menos, 4 mil km. Se meu juizo nao se consertar depois de tudo isso, sabe Deus o que eu vou precisar fazer!

Abracos a todos!

P.S: A musica de hoje e excelente pra ouvir enquanto se esta na estrada. So nao pode empolgar o pe direito (que ela anima, anima!).
P.S.2: Falando em consertar o juizo, estou pensando em voltar pra terapia... alguem ai indica uma Psicologa porreta que aceite convenio e nao se incomode em atender alguem que tenha as proprias Teorias? kkk
P.S.3: Provavelmente teremos novos leitores. Ja esclareco logo: o post esta sem acentuacao grafica ate segunda ordem! Nao estranhem nao saber se o "e" e uma conjuncao aditiva ou o verbo ser na terceira pessoa do singular.
P.S.4: Sim, eu comprei o teclado. Ele e a solucao para a falta de acentuacao do blog. Mas nao comecei a usar. E dai, qual o problema? A gente ja esta se acostumando mesmo.
P.S.5: Outra para quem comecou a ler o blog agora: ele geralmente tem mais PS do que texto mesmo. Comecou como falha minha, mas hoje ja virou recurso estilistico! hehehe.

Abracao novamente!

domingo, 2 de agosto de 2009

"Ha misterio em quase tudo"

Ouvindo: "Desde que te perdi", Kevin Johansen.

Salve, mocada.

A semana foi um bocado puxada. Puxada mesmo. Muita coisa aconteceu, daquelas coisas que exigem de voce uma forca que voce nem sabia que tinha.

Muito acontece em nossa vida e na vida dos que amamos que nao conseguimos entender. Por que alguem perdeu o emprego, por que alguem ficou doente, por que alguem tem problemas... Vemos tudo isso acontecendo e nos fazemos esse tipo de pergunta sempre. Como algo acontece de determinada maneira com alguem especifico?

Muito embora eu nao seja uma pessoa fatalista, tem uma palavra na frase anterior que sempre chama a minha atencao: DETERMINADA. Nao no sentido de forca de vontade, mas no sentido de que algo esta escrito, determinado a acontecer na vida de uma pessoa.

"Somos fruto de nossas escolhas" e eu sempre digo isso. Mas tem coisas que acontecem que nao podemos compreender e so nos resta a alternativa de imaginar que sao coisas que ja estao determinadas para nossas vidas.

Destino? Karma? Vontade Divina? Nao tenho como definir com uma palavra o que determina as nossas vidas. Aquele momento especifico onde perdemos o comando das coisas e passamos a ser meros espectadores ou mesmo personagens de um teatro gigantesco e cercado de misterio. Aprendemos a dirigir, dominamos o nosso veiculo. Mas, em algum momento, passamos pro banco do passageiro e nao podemos fazer nada, alem de contemplar a paisagem e (tentar) aproveitar a viagem.

Na ultima terca-feira, a noite, perdi um de meus tios. O primeiro deles, para dizer a verdade. Nao era o mais velho, nem o que estava com mais problemas de saude. Ele simplesmente se sentiu mal, teve um infarto e morreu. Em casa (como deve ser), nos bracos da esposa. Nao estava doente e tinha apenas 65 anos. Se foi destino, Karma ou Vontade Divina eu nao tenho como dizer/saber. Sei apenas que aconteceu e que foi desta maneira.

Minha tia e meus primos estao ainda muito baqueados com tudo o que aconteceu. Minha mae veio correndo da Bahia, junto com outra tia. Na quarta, as 18h, sepultamos o meu tio.

Entre a noticia e o momento que escrevo este post, muita coisa aconteceu. Muita coisa mesmo. Eu, que ja vi e vivi muitas coisas, talvez muitas mais que minha pouca idade, fiquei surpreso com tudo o que vi e como reagi. Entre a noticia e o momento que escrevo este post, nao consegui derramar uma lagrima sequer. Nao consegui chorar a minha perda, apenas me concentrei em ajudar minha tia que ficou viuva, meus tios e mae que perderam um irmao, meus primos que perderam um pai. Nao me perguntem em como estou suportando tudo isso, mas sao os momentos em que tiramos forcas de lugares que nem sabiamos existir.

Se o que aconteceu estava determinado a acontecer, nao sei. Mas sei o que aconteceu e como aconteceu. E afirmo uma coisa para voces: saber nao quer dizer que temos entendimento. Afinal, como diria o grande Gessinger, "Ha misterio em quase tudo".

Abracos a todos. Rezem por meu tio e pela familia que ficou, eles estao precisando de muita forca.

P.S: Como nao chorei? Nao sei, nao me perguntem. Talvez eu tenha esquecido como e que se faz isso. A dor existe e esta bem aqui. Expulsa-la por meio de lagrimas e que e o problema.
P.S.2: Sobre o determinismo: amigos meus, muito queridos, tem passado por muitos problemas. Talvez tenha que ser assim, por um motivo que nao sei dizer qual e. Talvez seja, pura e simplesmente, o determinismo.
P.S.3: Posts mais felizes virao. Assim espero, pelo menos.