domingo, 26 de julho de 2009

Simples de Coracao


Ouvindo: "Simples de Coracao", Engenheiros do Hawaii.


Salve, mocada!



Essa semana conversei muito com uma colega de trabalho muito querida sobre muitas coisas. E lembrei muito desta musica (deste disco inteiro, na verdade) dos Engenheiros do Hawaii.

Conversamos sobre o quanto tentamos fazer tudo direito: em casa, no trabalho, no casamento, relacoes com amigos e familiares... A gente se consome o tempo todo pra nao desagradar ninguem.

E fato que nunca conseguimos agradar a todos, sempre. Mas a gente so sabe disso racionalmente. O coracao da gente nao entende ou nao quer aceitar isso. Ficamos mal quando pisamos na bola, de alguma maneira. A tristeza aperta, perdemos o sono, nao sabemos o que fazer...

Lembrei da cancao por um motivo simples: o refrao.

"Ja perdemos muito tempo
Brincando de perfeicao.
Esquecemos o que somos
Simples de coracao".

Ainda temos muito a pensar e a conversar sobre esse tipo de coisa. Mas e bom lembrar dessa simplicidade de vez em quando.

Abracos a todos.

P.S: As vezes eu penso que deveria cuidar mais da estilistica do blog. Sinais como 4 "muito" logo no primeiro paragrafo me alertam disso de vez em quando.
P.S.2: Essa imagem de hoje e a capa do cd (na minha opiniao, o que foi melhor produzido na historia da banda).
P.S.3: Este foi o de melhor producao. O melhor disco e outro que eu mostro outro dia.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Sinais de uma velhice que se aproxima

Ouvindo: "Uma Ligeira Impressao", Yang (banda de Morro do Chapeu, e claro!).

Salve, mocada!

Dizer que eu me sinto bem velho nao e novidade para quem me conhece. Costumo dizer que, se eu nao soubesse a minha verdadeira idade, facilmente responderia que tenho 40 ou 45 anos. O curioso, entretanto, e pensar como essa sensacao de "idade avancada" se manifesta as vezes. Uma coisa boba ao longo do dia, um fato isolado no cotidiano.

Estava indo ontem (ou foi antes de ontem? Olha a memoria traindo este velho senil e decrepito! rsrs) para o trabalho e, no transito, vi um Subaru Impreza. Um hatch lindo, de tracao integral, que (segundo a Quatro Rodas) anda que e uma maravilha. Olhei o carro e pensei: "Acho que entre ele e o FIAT Linea eu ficaria com o Linea!".

Perai e para tudo!

O FIAT e lindo, sou Fiatista de coracao. Mas o Linea e um seda. O Subaru e um hatch! Seda e carro de velho! Hatch e carro de menino!

As meninas que lerem este post devem pensar: "Que raciocionio idiota! So mesmo um homem besta pra pensar numa coisa dessas!". Mas os meninos e as meninas que gostam de carro devem estar rolando de dar risada e pensando: "Envelheceu mesmo!".

Pessoas, piadinhas a parte, a sensacao foi muito engracada. Nao tenho, nem de longe, a grana pra comprar um destes dois carros hoje. Mas que o pensamento foi esquisito, isso foi!

Abracos a todos!

P.S: Nao tenho a grana, mas nao me incomodo em ganhar um dos dois. Ou os dois.
P.S.2: Aos engracadinhos de plantao, ja aviso: a miniatura de brinquedo tambem agrada. Principalmente se for pra eu montar.

domingo, 19 de julho de 2009

Eu, a Psicologia e os que me cercam.

Ouvindo: "Depois da curva", Gessinger & Leindecker (ali do lado ainda tem o link, vale a pena acessar e baixar).

Salve, minha gente!

As vezes eu fico pensando sobre como a Psicologia influencia a minha vida e, consequentemente, a das pessoas que me cercam. Nao e que eu saia atendendo todo mundo. Mas e natural que tudo o que eu estudei, tudo o que pratiquei gere reflexos na minha forma de pensar e agir.

Um grande amigo meu e bombeiro. Uma pessoa fantastica, do coracao imenso. Um profissional de primeira, alem de tudo. Uma vez, esse amigo sofreu um acidente de carro numa estrada, junto com mais quatro pessoas. Eles ficaram presos dentro do carro e outros veiculos pararam para ajudar. Esse meu amigo, de dentro do carro, orientou o pessoal a fazer o resgate. O treinamento dele, sem sombra de duvidas, foi fundamental pra isso.

Mas, perai! Ele recebeu treinamento pra resgatar os outros, nao ele! Ele e perito em salvar vidas dos outros. Deve ter sido treinado pra se salvar tambem, mas a este nivel? Sem sombra de duvidas, era sua profissao influenciando sua vida e a dos outros.

E a Psicologia? Tambem me influencia ou salva nas horas de perigo?

Tenho uma tia que vive me perguntando quando e que vou "consertar" seu neto. Outras ainda acham que vou dar jeito na familia toda. Alguns amigos que nao sao da Psicologia tambem acham que estou analisando todo mundo o tempo todo.

E eu? Acham que nao fico no aperreio? Acham que tenho sempre a paciencia que recomendo que meus pacientes? Que nunca sofri por amor, nem que tive crises existenciais? (acho que nunca sai delas, na verdade! hehehe). Acham que o treinamento de Psicologia e tao eficiente para o Psicologo quanto o de bombeiro que meu amigo recebeu?

As vezes acho que a Psicologia nunca e pra gente. Talvez seja so para os outros. Sou Psicologo para terceiros, nao como uma atitude para mim mesmo. E, confesso, nem sempre a Psicologia e minha salvadora na rotina diaria. Nao sou Psicologo em tempo integral, nao adianta esperarem isso de mim (ate eu ja desisti dessa ideia maluca).

O pai de uma amiga esta no hospital hoje. Fui correndo pra la encontrar com ela. No caminho, pedia a Deus para iluminar minhas palavras. Psicologos tambem atuam em hospitalar, prestando suporte aos pacientes e as familias. Esperava que isso me ajudasse. Quando encontrei minha amiga, nao teve Psicologia certa: abracei-a com toda forca que eu tinha e tentei passar o maximo de conforto e seguranca naquele Abraco. Sem teorias. Sem praticas Psicologicas. Nao lembrei de nada disso e, naquele momento, nada disso fez falta. Nao da pra ser Psicologo o tempo todo. E, as vezes, ser Marcone "Baiano" Marques talvez seja a melhor opcao.

Abracos a todos!

P.S: O lance do pai da minha amiga e serio. Rezem por ele, por ela e por toda a familia. Eles precisam de suporte agora.
P.S.2: O amigo que e bombeiro? Joao Paulo, meu grande amigo! Estamos os dois sumidos, mas vamos marcar um acai!
P.S.3: Acharam estranho eu falar que peco a Deus pra iluminar minhas palavras e minha atuacao na Psicologia? Depois eu conto coisas pra voces sobre como isso funciona.

domingo, 12 de julho de 2009

Quando os cearenses dominarem o mundo

Galera

Sou baiano, mas reconheco que esse texto dos cearenses e muito bom! Nao sei quem e o autor, mas a pessoa estava inspirada no dia!

Boas risadas e Abracos a todos!

_______

Todo mundo sabe que os cearenses estão por toda parte. Em geral, o cearense é aquele sujeito baixinho que é o guardador de carro em São Paulo , o chefe de um restaurante na Madison em Nova York , o designer que bolou o logo da Eurocopa em Portugal, ou mesmo um borracheiro no interior da China.

O que pouca gente sabe é que, na verdade, isso é uma bem arquitetada jogada que visa a plantar gente nossa em postos-chaves da administração mundial. Quando estivermos prontos, será deflagrada a grande tomada de poder e meu conselho é que você fique imediatamente amigo ou amante de um cearense, pois sabe como é: pros amigos tudo, para os inimigos, a lei!

Tomaremos o poder a partir de uma senha pré-estabelecida, que só um cearense saberá o significado oculto. Aos berros de "Queima Raparigal!" as hostes de cabeças-chatas invadirão os parlamentos e palácios, além de todos os jornais e redes de TV do mundo livre. Ninguém desconfiaria que Francisco das Chagas, humilde faxineiro da CNN (futura afiliada da TV Diário), na verdade, é um professor do ITA que rapidamente conectará a rede de Atlanta para nossos propósitos.

Invadiremos e tomaremos o Estado de Pernambuco, vamos dinamitar a nossa refinaria que eles roubaram e vamos construir outra lá no Pecém; também vamos extinguir os times Náutico, Santa Cruz e Sport Recife. Elegeremos um papa cearense, Raimundo I, que canonizará Padre Cícero e determinará que, daí por, diante, em todas as igrejas católicas a hóstia seja feita macaxeira, farinha, rapadura, alternadamente ou os três ingredientes juntos. O vinho será uma cachacinha de primeira misturada com "Q-SUCO" de uva.

Essa simples bula papal fará com que a economia do Ceará dê um salto. O único problema é achar uma mitra que caiba na cabeça chata do papa, mas nós cearenses sabemos improvisar: Raimundo I usará uma fronha de travesseiro enquanto se encomenda outra. A literatura de cordel ganhará status de arte maior e Clodoaldo Mastrúcio ganhará o Nobel de Literatura com seu livrinho "A moça que engravidou do cavalo e a besta da sua mãe".

Nas artes plásticas, as garrafinhas com areia colorida, os quadros de Xico da Silva e as esculturas de Zé Pinto irão ocupar alas e alas do Louvre. Para arranjar espaço, todas aquelas velharias do Turner vão para o museu de Aracati. A Monalisa fica, pois na avaliação de Serotônio Macêdo, novo curador do museu, ela é uma "cabôca danada de aprumada".

O novo Secretário Geral da ONU será Seu Lunga, que resolverá o conflito Israel/Palestina doando vastas extensões do sertão cearense pros brigões. A ata de doação será concisa e formal. Nas suas palavras: "Magote de fio d'uma égua, bando de mulambeiros, a terra é seca do mesmo jeito e o mar é da mesma cor. Deixem de botar boneco que vocês nem vão notar a diferença e o Ceará ainda é maior que aquela tripinha de Gaza".

A famigerada música cearense tomará o mundo. Numa revanche histórica, as aberturas das novelas globais terão como trilha sonora os seguintes temas: novela das 06h, Belchior, das 07h, Raimundo Fagner, das 08h, Aviões do Forró. Vamos aperfeiçoar o Oscar. Bolaremos uma categoria que premiará o melhor filme de cangaço, melhor cena de amor numa jangada e melhor mocotó. O cruzamento mais famoso do Brasil não mais será "Ipiranga com Avenida São João" e sim Barão do Rio Branco com Liberato Barroso.

O jornal do 10 será transmitido para todo o mundo com a seguinte noticia:* O rodeio será substituído pela vaquejada; Coca-cola pela água de côco; Garota de Ipanema por Garota da Barra do Ceará; Praia de Copacabana por Praia do Futuro; Fla x Flu por Ceará e Fortaleza, Real Madrid por Ferroviário; Central Park por Parque do Cocó; As torres gêmeas, que já foram destruídas mesmo, por Palácio do Progresso; As melhores faculdades européias pelo Liceu do Ceará; Demitiremos Gugu Liberato e Faustão e colocaremos em seus lugares João Inácio Jr e Ênio Carlos; Roberto Carlos por Babau do Pandeiro; Funk por Xaxado; Disneylândia por Beach Park; Av. Paulista por Bezerra de Menezes; Canecão por Siará Hall (na Washington Soares é show); Escolas de samba por quadrilhas juninas; Chiclete com banana por Mastruz com Leite; Colocaremos alguns cearenses nas presidências dos principais países como: França: Cid Gomes (pela "delicadeza" de seus gestos); Cuba: Inácio Arruda; Argentina: Débora Soft (ela é burra mesmo e eu quero mais é que a Argentina se exploda). O mundo encontrará a saida para a fome: Farinha com rapadura!

A primeira ministra da Inglaterra será Patrícia Gomes. A capital do Brasil será Fortaleza. A capital do mundo ainda será Nova York, mas a gente vai rebatizá-la de Nova Quixeramobim e vamos trocar aquela estátua cafona por uma enorme estátua da Índia de Iracema. Yeah! Não vejo como o plano possa falhar, pois cada vez mais nossos agentes se espalham pelo Brasil e pelo mundo todo. Só nos resta esperar, de preferência no fundo de uma rede, enquanto as engrenagens giram por si. Adeus e até a vitória! Como sou modesto, quero para mim apenas um título de nobreza e umas terras anexas, de preferência o município de Caucaia que é vizinho da capital e tem belas praias.

Saudações cearenses!!!

E que nosso Padim Pade Ciço teja com todos nós!!!

terça-feira, 7 de julho de 2009

E a Psicologia?

Ouvindo: "Quanto vale a vida?", Engenheiros do Hawaii.

E a Psicologia, hein?

O blog comecou como uma forma de expressar e divulgar um pouquinho de Psicologia, seja sobre o vies de autores classicos, seja sob o olhar contemporaneo. A salada disso tudo daria, com certeza, as grandiosas Teorias Marconeanas.

A divulgacao do blog ultimamente tem sido bem sincera: as publicacoes tem sido quase um "Querido Diario", nao versando muito sobre Psicologia. Originalmente, a ideia tambem era a de conciliar Psicologia com a vida diaria, cotidiana de todos nos. O "Querido Diario" bem que poderia estar se prestando a isso.

Tenho sonhado muito ultimamente (muito mesmo!) e confesso que a influencia de sonhos e de Jung sobre minha forma de pensar a Psicologia sao muito grandes. Talvez por isso esse post sobre a necessidade de voltar a escrever e, mais ainda, pensar em Psicologia.

Nao vou prometer nada dessa vez (as promessas sobre o blog vinham me fazendo cair no descredito) mas espero que possa voltar a falar sobre a Psicologia por aqui muito em breve.

Abracos a todos.

P.S.: Se os posts tipo "Querido Diario" vao continuar? Com certeza! Eles tem sido uma boa forma de terapia para mim. Espero poder continuar contando com a paciencia de voces.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

E o post de ontem, hein?

Ouvindo: "Guerra de facao", Wilson Aragao.

Salve, mocada!

Fui questionado sobre o post de ontem. Se foi comigo, onde foi, como foi, quando foi...

Pode ser comigo ou com qualquer um. Pode ter sido um evento recente ou uma lembranca antiga. Quem de nos que nunca passou por isso? Em casa, no trabalho, no colegio ou faculdade, com os amigos... Quem de nos nao chegou a conclusao fantastica de que um belo "Porra nenhuma!" era a melhor solucao para os nossos problemas?

Mudancas sao semrpe desejadas, parece que nunca conseguimos ficar quietos. A indignacao tambem e sempre uma constante. A combinacao dos dois, entao, pode nos mover a muitas coisas ou nos fazer agir sabe Deus de que forma.

Todo o post de ontem foi verdadeiro, meus camaradas. Fatores como temporalidade ou contextualizacoes nao sao os mais adequados para discutirmos aqui neste momento. Pensem apenas em quanto aquilo se aplica a algum momento da vida de voces, em maior ou menor medida, e facam suas oracoes para os que eu desejei que se fossem ou que ainda se vao.

Como diria Gessinger, quase que especialmente para estas situacoes: "Em resumo: etcetera e tal!".

Abracos a todos.

P.S: O post ficou meio confuso hoje, ne? "To te confundindo pra te esclarecer", como dira Tom Ze.
P.S.2: Sabe o Wilson Aragao citado logo ali em cima, na musica de hoje? Tem um verso nessa cancao que diz: "A dor do outro e que nem todo mundo e besta". Vale a reflexao.

domingo, 5 de julho de 2009

"Porra nenhuma, velho!!!!"

Essa era a unica resposta que havia no momento. Impossivel pensar ou cogitar qualquer coisa.

A cara do chefe, ao ouvir essa assertiva no minimo veemente, foi aquela que voces podem imaginar. E emendei: "Nao compactuo com essa porra de jeito nenhum! E digo mais: eu so digo isso!".

Quem estava ao redor olhou pra ver o que acontecia. O chefe olhou prum lado, olhou pro outro, bufou e saiu. Devia acreditar que sua cara feia, bico de indignacao e caminhada voraz rumo ao gabinete de quem era mais chefe ainda me intimidariam. Continuei calado e assim procurei permanecer por alguns meses. Choveu em periodos que nao choviam, fez seca onde a agua antes era abundante. E o tempo passou.

Pessoas cairam da Montanha da Perdicao e a forca nordestina voltou a prevalecer. O Sul e o Norte agora compartilham as mesmas origens em seus reinados. E a diaspora dos impios se iniciou.

Nao sei quantos mais se espalharao pelo mundo. Sei apenas que as recentes mudancas, todas elas, sao fontes de esperanca, nao somente para mim, mas para muitos.

Tenho fe em Deus de que frases tao marcantes nao precisem ser repetidas por tao cedo (quica nunca mais!). A chegada da Musa, toda a sorte e felicidade do mundo. A governanca nordestina, muita sabedoria e iluminacao divina. Aos que partem (e aos que tenho fe de que ainda vao partir), Deus ilumine os seus caminhos e os facam ser felizes bem longe de mim e dos que eu Amo.

Abracos a todos (ou a quase todos, esses que vao pra longe nao merecem nao!).

P.S: Nao inclui no inicio por achar que nao cabia na estrutura do post. Mas estava ouvindo "Lado a lado", do Engenheiros do Hawaii (album "Simples de coracao").
P.S.2: Tem novos links de blogs ai do lado. O de meu amigo Ivan, com o seu Ideorama e o "Tu nao te moves de ti", de Bruna (nao conheci ainda!) que me foi indicado pela Sabia Sara, minha doce poetisa!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Peruagueti ou Pirigueterua?

Ouvindo: "The Trooper", Iron Maiden.

Galera

As ferias evidenciaram algo que eu ja tinha visto mais ainda nao tinha dado importancia. A mistura de tipos de pessoas numa pessoa so.

Vi em Campos do Jordao e em Sao Paulo tambem. Mas vamos trazer a situacao para a realidade daqui de Brasilia.

Sabem as Piriguetes? Todo mundo ja viu uma e sabe como se veste: calca da gang, topzinho e sandalia de acrilico. O comportamento entao, dispensa comentarios.

E as peruas? Roupas extravagantes, penduricalhos mil no pescoco, cabelos que parecem o capacete da Cassandra do Sai de Baixo (lembram dela?).

Os dois tipos sao muito comuns e faceis de encontrar. Mas, durante as ferias, descobri que os dois tipos muitas vezes se juntam! E o resultado e uma comedia, para usar um termo bem leve.

No Parkshopping tem um corredor novo que costumo chamar de "Ala Proibida". Passeando por la com minha esposa ja vimos vestidos de 5 mil reais e uma sandalia por (pasmem!) 4.890 reais! (NOTA: nao, a patroa nao comprou nada disso. O blog ainda nao esta dando receita nenhuma, se querem saber!). Essa ala e o lugar propicio para ver pessoas que correspondem, simultaneamente, as duas descricoes feitas acima.

Peruagueti ou Pirigueterua? A nomenclatura nao e das mais faceis, mas faz-se necessaria. Um grupo cada vez mais significativo como este nao pode ficar sem categorizacao.

Comecem a reparar a seu redor: sua chefe, a irma do seu amigo ou ate mesmo a sua tia! Alguma dessas pessoas certamente vai se enquadrar nessa categoria e vai fazer voces darem boas risadas! Mais risada ainda vai ser quando voce pensar: "Putz, ja peguei uma e nem sabia!". kkk

Abracao a todos!

P.S.: A ala proibida tambem tem coisas acessiveis. A loja da Adidas tem coisas bem interessantes. A Haggen-Dass (escreve assim mesmo?) tambem fica la!
P.S.2: Meninas leitoras, o termo "pegar" do ultimo paragrafo foi apenas para transmitir um carater jocoso ao comentario e deixa-lo mais engracado. Nunca acreditei nesse negocio de pegar ou ficar. Sempre fui menino de namorar. E respeitador, e claro!
P.S.3: Tenho novas dicas de blogs para voces acompanharem. Depois eu incluo ali do lado!