domingo, 30 de março de 2008

Mecanismos de defesa

Galera

Hoje o post e um misto de Teorias Marconeanas com "Querido Diario". Vamos falar sobre as Teorias com base em experiencias minhas.

A bem da verdade, nao tenho como negar: as Teorias sao, quase todas elas, pautadas em minha historia de vida e na historia das pessoas que me cercam. Nao vejo, particularmente, que o conhecimento, seja ele qual for, possa vir de outra forma. Mas as bases epistemologicas das minhas Teorias sao assunto pra outro post. Hoje eu quero falar sobre Mecanismos de Defesa.

O conceito de Mecanismos de Defesa nao foi criado por mim. O velhinho de barba branca ja falava sobre isso (o velhinho nao e Deus ou Papai Noel, mas Sigmund Freud) e descreveu muitos desses mecanismos. A grosso modo, mas de forma muito resumida mesmo, Mecanismos de Defesa sao artificios que utilizamos para nos livrar de algo que nos incomoda, ou ate para conviver com esses incomodos de forma mais tranquila. Essa explicacao e extremamente simplista e so cabe aqui como contextualizacao, principalmente pros meus leitores que nao sao da Psicologia.

Um dos mecanismos descritos por Freud e a racionalizacao. Segundo Fadiman e Frager, em Teorias da Personalidade, "racionalizacao e o processo de achar motivos aceitaveis para pensamentos e acoes inaceitaveis".

Fadiman e Frager, ainda no capitulo sobre a Psicologia Freudiana, falam tambem da repressao, artificio que "afasta da consciencia um evento, ideia ou percepcao potencialmente provocadores de ansiedade".

Considerando esses dois mecanismos e uma vez que fizemos uma brevissima contextualizacao sobre os aspectos teoricos, vamos para o contexto pratico.

Lembram do lance do furto da minha moto? Pois e, como eu falei, descobri o furto as 11 da manha. So que, ao meio-dia, eu ia entrar em sala de aula para aplicar treinamento. Olha so que beleza: descubro que a moto foi roubada e tenho uma hora para correr na delegacia e voltar para aplicar o treinamento. Pensem na situacao...

Quando eu nao vi a moto, fiquei desnorteado. Olhei todo o estacionamento, perguntei para as pessoas, fiquei sem rumo mesmo. Sai andando rapido para pegar um taxi para ir ate a delegacia. No taxi, bateu a vontade de chorar. Porra, comprei a moto em janeiro, vou ficar pagando por um bom tempo ainda, nao tem seguro, gastei para reforma-la, revisao, pneus, coisa e tal... Milhares de preocupacoes e de aborrecimentos. A garganta deu um no, o olho encheu de lagrimas... Eis que, de repente, me vem a ideia:

"Como vou entrar pra aplicar um treinamento de seis horas com a cara inchada de choro? Como vou ter clima para conduzir a turma se eles perceberem que estou mal? Eles nao tem nada a ver com isso e tenho um compromisso a cumprir!"

Pronto! Foi a conta! Engoli o choro (reprimi total) e tentei ver as coisas por um lado bom ou, pelo menos, mais confortador (racionalizacao). Minei todos os meus sentimentos do contexto e tentei colocar a cabeca na frente das emocoes, o dever antes da necessidade pessoal de apenas desabafar. Nem uma lagrima caiu.

Fui ate a delegacia, apliquei o treinamento e so no final do dia comentei com o instrutor que me acompanhava o que tinha acontecido. Ele ficou perplexo com a minha postura e disse que, pelo jeito que eu atuei, nunca imaginaria que tinha acontecido alguma coisa dessa natureza comigo.

Reprimi, racionalizei e fiz o que tinha que fazer (tinha?).

Ate aqui, vimos os conceitos e suas manifestacoes praticas. E a partir dai, surgem as minhas reflexoes e os meus pontos de discussao.

Fiquei com dor de garganta durante quase uma semana e meu estomago esta em peticao de miseria ate hoje. E nada nem ninguem tira da minha cabeca que isso e uma somatizacao dos processos de racionalizacao e repressao que eu vivi nesses dias. Pensando nisso, a grande pergunta e:

Os mecanismos de defesa necessitam ser compensados de algum modo? O ganho que ele me proporcionou, necessariamente, teria uma contrapartida negativa?

Tenho pensado muito nisso durante a semana. E pensado se esse compensador seria "obrigatorio" ou se ele so se manifestaria em contextos especificos.

Galera, pensem a respeito e deixem comentarios com suas opinioes / consideracoes. Vou ler sobre a Teoria da Subjetividade do Prof. Fernando Rey pra ver se eu tenho uma luz.

Abracos a todos e chorem sempre que for preciso. Livrem seu estomago desse mal.

Resultado da enquete

Galera

A enquete mais polemica da historia do blog chegou ao fim ontem. Nem as enquetes sobre despedida de solteiro e os comentarios subsequentes foram tao polemicos. Acompanhantes fieis do meu blog me falaram que peguei pesado dessa vez.

Considerando que eu estava retado no dia que fiz a enquete
Considerando que eu ainda estou retado pelos mesmos motivos que me levaram a fazer a enquete
Considerando tambem que o comentario veio de alguem que amo e considero muitissimo (valeu, Dani!), decido:
Publicarei apenas os resultados, sem comentarios, como de costume. Espero que todos entendam e nao se aborrecam. La vao eles, entao:
Pergunta: Por que a PM liga a sirene de repente e passa correndo e fazendo escarceu?
a) Pra entregar a pizza do comandante antes que ela esfrie. (16%)
b) Pra mostrar pro colega novo que ele esta na viatura e que pode avancar o sinal quando ele quiser. (0%)
c) Pra chegar em casa e pegar a mulher com o Ricardao antes que ele fuja. (33%)
d) Porque eles sao um bando de pregos com problemas mentais que andam armados. (50%)
E isso, mocada. Depois tem nova enquete, sobre algum assunto que seja mais interessante.
Abracos a todos.
P.S.: nem noticias da minha moto ate hoje.

domingo, 23 de março de 2008

Nova Enquete: Policia e Sociedade

Galera...

Ainda estou deveras aborrecido com o lance do furto da moto. Jururu mesmo. Perdi noites de sono, estou incomodado com uma serie de coisas... e uma delas diz respeito a policia.

Quando vi que a moto tinha sido furtada, liguei de imediato para o 190. Fui atendido com cortesia, coisa e tal. Comuniquei ao atendente o furto da minha moto e pedi para ele ja passar as informacoes do veiculo (placa, caracteristicas, etc) para quem de direito. Imaginei que, dessa forma, alguma blitz poderia parar o infeliz que levou a moto consigo. O atendente me informou que so poderia efetuar este procedimento quando eu registrasse a ocorrencia na delegacia de policia.

Comecei a andar rapido pelo Setor Comercial Sul para sacar dinheiro e pegar um taxi para a delegacia. No caminho, encontrei tres policiais militares que estavam com bloquinhos de multa, autuando aqueles que estacionaram em lugar proibido. Comuniquei o furto, expliquei a situacao e fiz o mesmo pedido: solicitei que passassem um radio com os dados da moto para a central da policia. Os tres me disseram o mesmo que o atendente do 190: so com ocorrencia policial.

Peguei um taxi e corri para a delegacia. Chegando la, qual a primeira pergunta que o agente da policia civil me fez, quando comuniquei o roubo? "Voce avisou algum policial militar e pediu para ele passar a placa pelo radio?". Fala serio, mocada!

Galera, na boa: sendo muito, mas muito otimista mesmo, exite uma falha de comunicacao grave entre a policia civil e a militar. Cada uma diz uma coisa! Putaqueopariu, negada!!!

Como se o lance da moto ja nao fosse o bastante, ainda tive que ficar passando por essas coisas. Eu ja tinha o pe atras com policia, veja la agora. Os caras estavam la, brincando de aplicar multas, enquanto minha moto era furtada. Onde esses caras estao quando levam a minha moto, quando furtam a casa de alguem, quando fazem um sequestro relampago? Por que, ao inves de multar no Setor Comercial Sul (esta correto, muito bem!), nao multam os filhos-da-puta que andam pelo acostamento ou fazem merda no transito? Seria bem mais produtivo para a sociedade!

Como eu sei que a PM nao vai trazer a minha moto de volta e sei que protestar nao vai adiantar de merda nenhuma mesmo, vou fazer uma enquete como protesto. Sabem quando voces estao no transito e vem uma viatura da PM que, do nada, liga a sirene e faz o maior inferno pedindo passagem? Pois e, a enquete de hoje ira desvendar o motivo de tanto escarceu inutil. De antemao eu garanto: pelo exercicio da funcao e que eles nao fazem aquilo!

Votem na enquete da semana. Infelizmente, e so o que podemos fazer contra esses parias!

Abracos a todos e que a PM va pro quinto dos infernos!

sábado, 22 de março de 2008

Resultado da Enquete

Salve, pessoal!

A enquete fechou! E mostrou que estao todos por dentro da Formula 1. 110% de votantes na opcao "d", que condensava as tres anteriores. Parabens por conhecerem pelo menos um pouquinho da Scuderia Ferrari!

Em breve uma nova enquete no ar!

Abracos a todos!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Roubaram a minha moto

Galera

Roubaram a minha moto hoje, no estacionamento ao lado do CENFOR, no Setor Comercial Sul. Foi logo pela manha, entre 8 e 11 da manha, enquanto estive no estagio. A seguir, as caracteristicas da moto:

Marca/Modelo: Honda XR 250 Tornado
Ano/Modelo: 2002/2003
Cor: Azul
Placa: JJP-0098
Caracteristicas extras: equipada com bauleto Givi preto, de 45l.

Galera, sei que a recuperacao de motocicletas e um tanto quanto complicada, pra nao dizer improvavel. Mas se alguem vir essa moto por ai, por favor, acione a policia imediatamente. Peca para interceptarem o veiculo o mais rapido possivel. Prestem atencao nas caracteristicas fundamentais da moto (modelo, cor e, principalmente placa), pois podem ter retirado o bau.

Depois eu faco um post sobre como foi isso pra mim (pense num menino chateado...). Por hora, so peco a ajuda de voces, prestando atencao quando andam por ai.

Abracos a todos e torcam por mim!

PS: a PM de Brasilia, e claro, nao me ajudou! Liguei no 190 e pedi para passarem a placa da moto para as viaturas e as barreiras policiais. Disseram que so poderiam fazer isso quando eu tivesse a ocorrencia policial. Encontrei tres PM's, que estavam com um bloquinho de multas perto de onde a moto foi roubada, e eles falaram a mesma coisa (evitar que roubassem minha moto que e bom, nada!). Fui para a Delegacia e qual a primeira pergunta que o policial me fez? "Acionou a PM para passar um radio com a placa da moto?". So pode ser brincadeira um negocio desses!

PS.2: so pra categorizar: legalmente falando, a moto foi furtada, e nao roubada. Nao houve o uso de coacao, ou violencia. Pegaram ela quando eu nao estava perto, gracas a Deus.

domingo, 16 de março de 2008

Hoje nao tem post

Galera

Tradicionalmente, gosto de postar aos domingos. E quando eu tenho um tempinho e posso fazer com calma, dedicando atencao e inspiracao pras coisas que eu escrevo. Mas hoje nao vai ter post.

Hoje e dia de luto. Assisti a corrida na madrugada e a Ferrari nao foi nada bem. Ninguem terminou a corrida! Sacanagem! Fizeram uma pre-temporada fantastica, rolou a maior pressao e a estreia foi daquele jeito. Kimi fez merda a corrida toda e Felipe precisa de um banho de sal grosso. Puta merda!!!

O jeito e esperar pela proxima semana. Grande Premio da Malasia, de madrugada, e eu acordado de novo! Espero que a Scuderia faca a parte dela!

E pra mostrar meu apoio incondicional a Ferrari, a nova enquete e sobre Formula 1. Vote de coracao, mostre seu amor pela Scuderia! E vamos esperar por melhores resultados na proxima semana!

Abracos a todos!

terça-feira, 11 de março de 2008

Treinamento e Desenvolvimento, Psicologia e Rio de Janeiro...

Galera

Faltou o post sobre a viagem! Pra quem não soube, estive a trabalho no Rio de Janeiro entre os dias 26 e 29 de fevereiro. Pense numa coisa boa...

Confesso, de antemao, que nunca planejei conhecer o Rio. Tinha uma serie de preconceitos, o medo da violência que a televisão transmite, tudo isso. Mas admito: a experiência foi ótima e superou minhas expectativas!

Fiquei em Copacabana e a praia e linda. Não fui ao mar, pois o clima não estava muito convidativo. Mas a vista e bem bacana! Não conheci o Cristo, nem andei de bondinho no Pão de Açúcar. Mas fui ao Maracanã ver o Mengao jogar e foi uma beleza! O estádio e gigantesco e a visão da torcida cantando e maravilhosa! Assim como ir pra Formula 1, ir ao Maracanã deve ser uma coisa que todo mundo que gosta de esporte deve tentar fazer um dia!

Em relação ao trabalho, uma maravilha! Atuei como multiplicador de conhecimento em um curso da empresa destinado a novos empregados. Já tinha participado de treinamentos, mas nenhum referendado pela empresa. Foi minha estréia oficial como multiplicador da empresa e foi uma experiência fantástica! O grupo foi ótimo, o instrutor que estava comigo foi o mesmo que me treinou para atuar, o que me deu muita segurança (Salve, Simões, valeu por tudo, camarada!!!). Atuar em Educação Corporativa tem aberto meus horizontes e me conduzido por longas reflexões. Mas isso e assunto pra outro post...

Viagens, T&D, Psicologia... e, galera, a vida mudou e o progresso chegou. Quem me acompanhou no final do ano passado sabe que as mudanças e viradas que vieram me fizerem muito bem. E que a tempestade foi so uma fase necessária para a chegada de uma bonança. E que venham os frutos das sementes que estou jogando agora. Afinal, “a semeadura e livre, mas a colheita e obrigatória!”.

Um forte Abraço a todos, fiquem com Deus.

P.S.: não poderia deixar de fazer uma menção honrosa e um agradecimento todo especial a galera que tão bem me acolheu no Rio de Janeiro. Poder estrear com uma turma tão maravilhosa, tão prestativa e grandiosa foi um prazer e uma honra imensos! Não teria sido tão bom se não fosse por vocês. Muito, mas muito obrigado mesmo a todos! A cada um que contribuiu de alguma forma para a construção dessa historia. Não podia ter sido com outras pessoas. Nada vem por acaso! Muito sucesso e muita luz para todos vocês! Espero vê-los grandes como profissionais um dia, pois como pessoas vocês já o são!

domingo, 9 de março de 2008

Comentarios da Enquete

Salve, minha gente!

Como prometido, hoje e sábado e tem post novo! Ta certo, já e domingo e eu atrasei um dia... Mas farei dois posts, como prometido.

O primeiro e sobre a nossa enquete. A pergunta desta vez foi: “Você acha que Marcone deveria fazer uma despedida de solteiro?”. E as respostas foram:

a) Sim! (16% dos votos)
b) Claro, obvio!!! (16%)
c) Que maravilha, que beleza!!! (0%)
d) Todas as anteriores e eu quero fazer parte! (66%)

Vamos para a analise dos números: independente da porcentagem, temos que considerar o numero total de votos: 6. E ai tem uma historia...

Enviei um e-mail pra central do Blogger e eles me disseram que os votos não são computados em milhões. Ou seja, seis votos equivalem a seis pessoas, e não a seis milhões, como eu imaginava. Isso quer dizer que minha popularidade não e tão grande como eu pensava...

Outra questão que merece analise: o índice de votantes caiu muito desde a primeira enquete. A primeira teve 16 votos, a segunda 5 e esta 6. Analisando friamente, posso pensar que ou a galera perdeu o endereço do site, ou perdeu o interesse pelo site. Nos dois casos, preciso rever uma serie de questões, como divulgação, qualidade dos posts, etc... enviem sugestões e me ajudem nessa parte! Já passou da hora do meu site ter mais acesso que o do Kibeloco!

Ainda sobre a enquete, tem uma questão sobre os resultados que merece ser levantada. O item “d” teve 66% dos votos validos. E isso merece um comentário. O comentário será feito pessoalmente com as pessoas votantes! Entrem em contato, identifiquem-se e vamos conversar sobre a enquete. Não que eu já esteja pensando na historia da despedida, nada disso... quem me conhece sabe! E so pra falar sobre a enquete mesmo, sem intenção maldosa, sem planos de sacanagem. Então, mandem e-mail com foto de corpo inteiro com e sem roupa que agendaremos as discussões individualmente. Temos ate setembro pra isso!

No mais, muito obrigado pelos votos e pela fidelidade de acesso. O blog e uma vontade pessoal que sem o acompanhamento de vocês não aconteceria. Embora tenha relatado que os acessos caíram, os acessos que existem são de qualidade e de pessoas que eu gosto. Brigadao pela forca!

Abraços a todos e vamos a luta!

P.S Ainda estou elaborando a nova enquete. Logo,logo ela esta no ar!

quarta-feira, 5 de março de 2008

De volta a Brasilia

Salve, minha gente!

Cheguei de viagem e nem atualizei o blog, ne? Que vergonha...

A vida anda corrida, so pra variar um pouquinho. Teve a viagem para o Rio (uma maravilha, diga-se de passagem!), correria com monografia, estagios e muito, mas muito trabalho!

Vamos combinar o seguinte: sabado tem um post sobre a ultima enquete (alto indice de respondentes na opcao "d", quantidade de votos, etc) e a divulgacao de uma nova enquete.

No domingo, por sua vez, um post especial sobre a viagem pro Rio de Janeiro: turismo, futebol, T&D e Psicologia, so pra variar!

Por ora e so isso! Vim so marcar presenca pra matar saudades e voces nao pensarem que abandonei o blog de vez.

Abracos a todos e ate o proximo sabado!